Haviam sido completadas apenas duas voltas da 81ª edição da 24 Horas de Le Mans quando o Aston Martin Vantage GTE do time oficial pilotado pelo dinamarquês Allan Simonsen “pisou” a faixa externa à pista na saída da curva Tertre Rouge, e sem controle, bateu forte contra a proteção lateral, retornando à pista em seguida com a lateral esquerda completamente destruída e parte da capota afundada.
Ao chegar, a equipe médica realizou os procedimentos de praxe no primeiro atendimento, tendo anunciado que Simonsen foi resgatado ainda consciente. Algum tempo depois, no entanto, veio a confirmação da morte do piloto dinamarquês ocorrida ainda no posto médico do circuito de Sarthe.
Simonsen, que nasceu no dia 5 de julho de 1978, havia iniciado sua carreira como automobilista em 1999, na Fórmula Ford 1800 da Holanda, e antes de passar a correr de Gran Turismo disputou ainda os certames da Fórmula Ford de seu país natal, e os das Fórmulas Palmer Audi, alemão de F3 e Renault Britânica.
Após deixar os monopostos, Allan disputou o campeonato britânico de GT, a V8 Supercars da Austrália, a European Le Mans Series e o Campeonato FIA GT, entre outras provas.
Na 24 horas de Le Mans o piloto de 34 anos fazia sua sétima participação. Allan Simonsen havia corrido pela primeira vez em 2007, e três anos mais tarde conquistou seu melhor resultado em Sarthe ao concluir a maratona na 12ª posição da classificação geral e segunda pela classe “LMGT2” a bordo de uma Ferrari F430 da Hankook Team Farnbacher que dividiu com o alemão Dominik Farnbacher e com o norte-americano Leh Keen.
Além de Simonsen, o 15º piloto a morrer durante a disputa, a história da 24Horas registra outras cinco mortes de pilotos ocorridas em sessões de treinos particulares, oficiais ou pré-classificatórias.
Use os links para conferir a relação dos pilotos que integram as páginas negras da história de 90 anos e 81 edições das 24 Horas de Le Mans. |