Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Goiânia foi palco de três corridas da Stock Car no ano passado
Quinta-feira, 23 de Agosto de 2001
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, que passou por grandes reformas para receber a categoria neste final de semana, foi palco de três corridas do certame 2000 da Stock Car, que então era equipada com motores de seis cilindros, ao contrário do que está ocorrendo a partir do início desta temporada, onde os propulsores são os potentes V-8 importados dos Estados Unidos.

Na primeira vez em que a Stock esteve em Goiânia no ano passado, foram disputadas duas corridas no anel externo, a segunda delas com o grid invertido em relação ao resultado final da prova inicial. A Fórmula Chevrolet e a Stock Car Light também realizaram provas no evento realizado em 9 de julho, porém usando o circuito normal, com 3.835 metros de extensão.

Na segunda visita da categoria a Goiás ? em 15 de setembro -, a prova da Stock foi realizada no traçado normal, de onde foi mostrada ao vivo pela TV Globo. Outra vez os da Fórmula Chevrolet e da Stock Car Light fizeram companhia aos pilotos da mais tradicional categoria de Turismo do país.

Como foram as corridas julho de 2000

Affonso Giafone Netto, que estava correndo com o carro de Paulo Gomes, que ainda se restabelecia de uma cirurgia, surpreendeu os adversários, marcando a pole position para a primeira prova da Stock Car no anel externo. Seu tempo foi de 53s500, alcançado à impressionante média de 181,413 km/h.

Na classificatória da Fórmula Chevrolet ? que a exemplo das demais aconteceu no dia 8 de julho -, a melhor marca - 1min25s054, média de 162,32 km/h ? foi estabelecida pelo carioca Ernani Júdice, enquanto pela divisão "B" o mais rápido no circuito completo foi o paulista Felipe Longano, que com 1min26s174 assegurou a 14ª vaga do alinhamento.

O melhor na tomada de tempos para a corrida da Stock Car Light ? que também aconteceu no traçado normal ? foi, pela quarta vez na temporada, o paulista Rogério Motta, que fechou sua volta mais rápida em 1min33s726, andando à média de 147,302 km/h.

A primeira corrida da Stock Car no anel externo começou com a liderança de Affonso Giaffone Netto, que a perdeu depois de cometer um erro no contorno da "Curva 1". Um acidente ocorrido na reta oposta envolvendo Flávio "Nonô" Figueiredo, Beto Giorgi e Chico Serra fez com que o Safety Car fosse acionado, permanecesse na pista da sexta à nona passagens. Nem mesmo o fato de ter tido a carenagem do carro avariada no acidente impediu que serra ultrapassasse Ingo Hoffmann na penúltima das 20 voltas; Além de Chico e Ingo também Ananias Justino esteve no pódio.


Na segunda corrida ? que teve o grid invertido -, mais adrenalina e velocidades impressionantes num traçado onde a única freada mais forte era necessária antes da "Curva Zero", que dá acesso à reta principal.

As 33 voltas totais foram marcadas por alternâncias constantes na liderança, que foi ocupada por Carlos Alves, por Adalberto Jardim, por Affonso Giaffone Netto, depois novamente por Alves, e finalmente por Ingo Hoffmann, que depois de "dar o bote" na 30ª passagem fechou a disputa 4s325 à frente de Chico Serra, que fechou a prova seguido de Ricardo Etchenique.

Nas 26 voltas totais da prova que valeu pela 4ª etapa do certame da Stock Car Light ? corrida que teve a duração de 41min25s764 -, Rogério Motta conquistou seu terceiro triunfo da temporada, cruzando a linha de chegada com 16s582 de vantagem sobre Sérgio Ruas, que tinha a escolta de Pedro Gomes.

Pela Fórmula Chevrolet quem levou a melhor na disputa ? a terceira do ano com pontos válidos, já que a primeira prova, realizada em Curitiba, foi considerada extra-campeonato ? foi o paranaense Henrique Favoretto, que terminou escoltado pelos paulistas André Grilo e Ângelo Serafim. Pela divisão "B" o topo do pódio foi ocupado pelo paulista José Pedro Larriera.

Confira também:
Stock Car Light: Elias Júnior sobe para terceiro no campeonato
Veja como ficou o campeonato da Fórmula Chevrolet
Fórmula Chevrolet: Streit venceu, e esquentou a briga pelo vice
V8: Confira como ficou o campeonato
Chico Serra venceu em Goiânia
Confira como ficou o campeonato da Light
Light: Thiago Camilo mostra ao que veio
V8: Tom Stefani retorna a pista
Fórmula Chevrolet: André Prioste é o mais rápido no warm up
Antônio Jorge Neto foi o melhor na V8
Chuva no Warm Up da Light
F-Chevrolet: Gaúcho faz a pole em Goiânia
Stock Car: Chico Serra larga na pole amanhã
Stock Car Light: Sobrinho de Laercio Justino correrá em Goiânia
Grupo KLB patrocina piloto da Light
Stock Car: Brunno Santos larga na pole amanhã
Stock Car: Confira a nova programação de Goiânia
Sul-mato-grossense na frente pela F-Chevrolet
Serra foi o melhor no treino da V-8
Carioca dominou o treino da Light
Problemas persistem em Goiânia
Trabalho em Goiânia durou até às 23h00
Pista passa por reparos em Goiânia, e a programação deve prosseguir
Stock Car: Asfalto se solta, e treinos são cancelados em Goiânia
Streit dominou o segundo treino da F-Chevrolet
Camilo na frente no treino inicial da Stock Car Light
Gaúcho foi o melhor no primeiro treino da F-Chevrolet
Para ter parâmetros de comparação
Clima quente nas disputas travadas em outubro do ano passado
Justino será homenageado no final de semana
Goiânia fará festa para receber de volta a Stock Car V-8
Stock Car: Confira a programação para este final de semana
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados