|
Button venceu, e Barrichello foi 2º em Barcelona |
|
A tática de adotar duas, contra três paradas do companheiro de equipe brasileiro garantiu ao inglês Jenson Button a vitória no Grande Prêmio da Espanha, prova disputada neste domingo que terminou com dobradinha da Brawn GP, e que teve o pódio completado pelo australiano Mark Webber, da Red Bull.
Largando da terceira vaga do grid Barrichello não precisou de mais que alguns metros para superar primeiro o alemão Sebastian Vettel e instantes mais tarde o companheiro de equipe, o que o colocou na liderança da prova logo neutralizada pelo Safety Car em função de um acidente que envolveu o Toyota de Jarno Trulli, os Toro Rosso de Sebastien Buemi e Sebastien Bourdais e o Force India de Adrian Sutil.
Na retomada das disputas, a dupla da Brawn GP encabeçada por Barrichello passou a abrir vantagem sobre o pelotão intermediário onde o também brazuca Felipe Massa ganhava terreno.
Na 19ª passagem Barrichello entrou nos boxes para um reabastecimento que demorou 6.7s, e um giro mais tarde foi a vez de Button parar para abastecer por pouco mais de nove segundos, o que deixou claro que o inglês realizaria apenas mais uma parada, e que o brazuca ainda teria duas pela frente.
E foi exatamente a estratégia que valeu a Button a quarta em cinco vitórias possíveis na temporada onde passou a somar 41 pontos, contra 27 de Barrichello.
Massa poderia ter completado o pódio não tivesse ocorrido mais um erro estúpido da Ferrari que colocou menos combustível do que deveria no carro de Felipe, fazendo com que ele tivesse de se arrastar até a linha de chegada, antes da qual foi superado por Vettel e por Fernando Alonso, ficando em sexto enquanto Nelson Ângelo Piquet foi o 12º.
Use os links para conferir o resultado e a classificação do campeonato que prosseguirá no próximo dia 24 no Principado de Mônaco. |
 |
Jorge Kraucher |
|