|
Em crise, a CART segue para Elkhart Lake |
|
Em crise diante da possibilidade de perder seus principais patrocinadores, a Fórmula CART/FedEx arma seu "circo" em Elkhart Lake, onde neste domingo vai acontecer a 13ª etapa do certame. A turbulência na categoria começou no ano passado, quando Joe Heitzler substituiu Bobby Rahal na presidência da Championship Auto Racing Teams, entidade promotora do campeonato.
Começaram ali algumas mudanças nos rumos da CART, que agora vê a rival Indy Racing League, categoria criada por Tony George em 1996, ganhando espaço tanto em circuitos que eram usados exclusivamente pelos "Champ Cars" quanto, e principalmente, junto a empresas que despejavam dólares no certame da CART via patrocínios.
A marca de cerveja Miller, que além de patrocinar a Team Rahal e as corridas de Milwaukee e Mid-Ohio, já fala em redirecionar seus investimentos para uma equipe da IRL, o mesmo que pode acontecer com a rede de lojas de conveniência K-Mart, patrocinadora da Newman-Haas, e com a Texaco, que atualmente têm sua estrela de cinco pontas decorando o carro do brasileiro Cristiano da Matta, também da Newman-Haas.
As ameaças de bancarrota da CART não ficam limitadas à possibilidade de retirada dos patrocínios, podendo acontecer também em razão da falta de motores para empurrarem os carros. Um primeiro sinal neste sentido foi dado pela Toyota, que já anunciou que fornecerá propulsores para times da IRL a partir de 2003, quando a nova regulamentação do certame poderá atrair também a Ford.
Na prova que a Formula CART/FedEx disputou no ano passado em Elkhart Lake a pole position foi marcada pelo escocês Dario Franchitti, e a vitória foi do canadense Paul Tracy, que com o resultado fechou um final de semana mais que perfeito para a Team Green. |
 |
Luiz Rodrigues |
|