|
 |
O carro de Pedro Lamy, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz encabeçou o (Foto: ACO/Nikon) |
 |
Os três modelos 908 HDi FAP da Peugeot inscritos para a corrida fizeram os três melhores tempos na primeira sessão de classificação para a 24 Horas de Le Mans, que foi marcada por um acidente espetacular do Lola B05/40 - Mazda do trio Jean De Pourtales/Hideki Noda/Allan Simonsen, que acabou inteiramente destruído, dificilmente disputará a prova que terá sua largada no próximo sábado.
O carro número 8, de Pedro Lamy, Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz, encabeçou a folha de tempos com 3min18s513, ficando à frente da máquina de Christian Klien, Franck Montagny e Ricardo Zonta, com 3min18s682, e de Nicolas Minassian, Marc Gene e Jacques Villeneuve, que registraram 3min20s451 com a máquina número 7, que teve de ser substituída em função do acidente sofrido por Gene nos treinos do último domingo.
Na classe LM P2, o melhor tempo foi cravado pelo Porsche RS Spyder de John Nielsen, Casper Elgaard e Sascha Maassen enquanto na ?LM GT1? Jan Magnussen, Johnny O?Connell e Ron Fellows dominaram com um Corvette C6.R, e na divisão ?LM GT2? o melhor tempo foi do Porsche 997 GT3 RSR de Johannes van Overbeek, Jörg Bergmeister e Seth Neiman.
O acidente
O japonês Hideki Noda perdeu o controle do Lola Mazda B05 #44 na frenagem da curva Dunlop, momento em que o carro literalmente decolou, quicando de lado no asfalto por uma vez antes de atingir a caixa de brita. Ao chegar na área de escape, o bólido capotou quatro vezes, e acabou parando na posição normal, sem três das quatro rodas, e rodeado pelos pedaços da carenagem.
Depois de permanecer imóvel por alguns instantes, o piloto deixou o carro, completamente zonzo e desnorteado, mas caminhando.
Noda foi levado para o ambulatório para as avaliações de rotina no momento em que a direção de prova decidiu encerrar a sessão noturna quatro minutos antes do horário programado. |