Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
A Mil Milhas. Dos caprichos de São Pedro à quadriculada
Domingo, 28 de Janeiro de 2001
 
São Pedro treinou bastante nos dias de ensaios e da classificatória para a 29ª Mil Milhas, e caprichou na dose nas horas que antecederam a largada da prova, que inicialmente deveria acontecer à zero hora do dia 28 de janeiro, mas acabou sofrendo um atraso de três horas e 5 minutos.

Eram 18h30 do sábado quando algo semelhante a um dilúvio começou a cair sobre o Autódromo José Carlos Pace. O aguaceiro durou cerca de duas horas e meia, e transformou os boxes, a Torre de Cronometragem e a Sala de Imprensa em verdadeiros rios.

Numa parábola com o dito popular, pode-se dizer que "depois da tempestade vem a falta de luz". E lá estavam equipes, jornalistas e cronometristas da Racing Crono em meio a uma caótica e ensopada escuridão...

Antes mesmo do retorno da energia já se sabia que seria impossível liberar a pista para que os carros pudessem realizar o treino de aquecimento. O motivo para isto: a saída do "Esse do Senna", trechos do "Sargento", do "Esse" e da Junção estavam cobertos de lama.

Fosse só isso, o Warm up bem que poderia ser realizado. Acontece que a Curva Chico Landi havia sido totalmente invadida pela brita que o transbordamento do lago trouxe em sua esteira, fato que fez com que os promotores tivessem de sair à caça de um trator para a limpeza da pista.

Com um dos carros da organização, os pilotos Tony Kanaan e Otávio Mesquita - respectivamente os companheiros de Ruyter Pacheco, Flávio de Andrade e Felipe Giaffone, e de Rodrigo Santone, Paulo Yamamoto e Fernando Gonçalves -, decidiram partir para a realização de uma "vistoria" à antiga Curva da Descida do Lago.

Chegando lá, Kanaan e Mesquita praticaram "Brita Ski", mas depois, provavelmente por compaixão com os sinalizadores da equipe Speed Fever, passaram a "dar uma força" ao pessoal. Cada um pegou um rodo... O jeito foi esperar a chegada do trator...

A maldição do Boxe 4

Numa pista já bastante mais livre dos efeitos do aguaceiro, os 63 carros inscritos alinharam. Do "larga" até o 57º giro, completado após pouco mais de duas horas de disputas, o comando das ações ficou por conta do surpreendente protótipo MCR número 8 do trio Juliano Moro/Isaac Saldanha/Cacá Clauset.

Acontece que o câmbio do carro não suportou o forte ritmo de corrida, o que abriu caminho para que o "Super Compacta BMW Speeder" de Nélson Piquet/Rodrigo Piquet/Mário Haberfeld (o responsável pela largada) passasse a ocupar a primeira posição.

Aquele que seria o segundo turno de pilotagem do sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1 - que só pilotaria depois do amanhecer - nem chegou a começar. Rodrigo Piquet tentou deixar a frente do boxe número 4 duas vezes, mas não conseguiu engatar nenhuma marcha. Acabou no 87º giro a corrida para o carro número 1.

O terceiro carro a liderar a disputa foi outro protótipo "Made In Brazil": o Hollywood/BMW de Ruyter Pacheco/Flávio de Andrade/Felipe Giaffone/Tony Kanaan. O final da liderança do quarteto aconteceu na 159ª passagem, quando o sistema de fixação do assoalho teve problemas. A liderança então passou a ser ocupada pelo Porsche GT 3 de Regis Schuch, André Lara Resende, Max Wilson e Flávio Trindade.

Tony Kanaan - que foi convocado a participar da corrida na quinta-feira, e no sábado seguiu direto do aeroporto para o autódromo, fez uma boa pilotagem, ganhando quatro posições depois que a equipe ? que apesar dos problemas não perdeu o bom humor - conseguiu reparar o assoalho do carro número 2.

O soteropolitano que corre na Fórmula Cart/FedEx pela equipe Mo Nunn chegou a entregar a condução da máquina a Felipe Giaffone, que manteve um bom ritmo até a quebra do câmbio.

Coincidentemente ou não, os três protótipos que estiveram na liderança e abandonaram a corrida por quebra dos câmbios estavam no boxe número 4. Seria maldição?...

Do drama de Hanashiro à quinta vitória da Porsche

Antes que a quadriculada fosse agitada pelo diretor de prova Antonio Carlos Regal, Rodrigo Hanashiro viveu um drama particular. Ele e seu companheiro na pilotagem do protótipo AS Vectra número 9, Baltazar Júnior, haviam mineiramente ganho posições, até atingirem a segunda.

Quando restavam apenas 20 voltas para a quadriculada, o motor apresentou problemas, o que levou Hanashiro às lágrimas, e permitiu que o trio Jair Bana/Tino Vianna/Peter Januário pudesse ocupar o segundo degrau do pódio . A terceira colocação ficou para Pedro Pimenta Jr/Amaury Pires e Daniel Gianfratti.

O topo do pódio foi ocupado pelo quarteto Regis Schuch, André Lara Resende, Max Wilson, Flávio Trindade, que com um modelo GT3 alcançou a quinta vitória para a Porsche na Mil Milhas.

As conquistas anteriores de carros produzidos pela fábrica de Stuttgart haviam acontecido consecutivamente entre 1993 e 1996.



Confira também:
Confira a relação completa dos inscritos
Galeria dos Campeões da Mil Milhas
Confira o resultado final da disputa
Porsche completou às 15h03 seu passeio pela pista de Interlagos
Restam quinze voltas para o final da disputa
Safety car esteve novamente na pista
Durou quase quatro minutos a parada do protótipo #2
Todo mundo vê a cobertura do Speed On Line
Corrida deve terminar às 15h20
Fogo em Interlagos
O câmbio quebrou, e Piquet está fora da Mil Milhas
Já tem gente de fora da disputa
Pace Car na pista em Interlagos
Perda da liderança é tática da equipe
A postos para contar-lhe tudo
Começou em Interlagos!
Carros já estão seguindo para o alinhamento
Já começou o Warm up em Interlagos
Haberfeld, Pacheco e Moro são três dos escalados para a largada
Largada da Mil Milhas deverá acontecer à 1 da manhã
Interlagos começa a se recuperar do caos
Kanaan: do avião para Interlagos
Clauset vai correr com o protótipo gaúcho
Equipe de Piquet faz treino de paradas
Interlagos já começa a viver o clima da Mil Milhas
"Valeu muito a pena conseguir este tempinho", comentou Helou
Posição de largada não preocupa os Borghesi
Testando a força japonesa
Serata satisfeito com o desempenho do carro
"Estou mais é decepcionado", contou Arialdo
Piquet e seus companheiros
Confira o grid completo para a corrida
Veja os os tempos no segundo treino
Confira os tempos dos treinos livres
Outra vez um Porsche sai na frente da Mil Milhas
Ka fará sua estréia na pista
Presença suíça na relação de inscritos para a prova
Uma "Station Wagon" estará participando da corrida
A pintura está lá... mas o nome do patrocínio...
"Nem cheguei a andar com pneus novos", contou Pacheco
"Podemos melhorar muito ainda", disse Trinci
Domingo foi dia foi de acertos no Proton BP7
Proton foi o melhor carro do domingo em Interlagos
Cearenses tiveram problemas no protótipo
Condições de aderência estão longe do ideal
Tempo foi bem superior ao do carro na "500 Km"
Sem sensor, protótipo brasiliense não teve seu tempo cronometrado
Um Stock Car e uma Porsche na frente nos treinos em Interlagos
É grande a procura por ingressos para a prova
Max Wilson correrá com Porsche
Helou vai realizar um sonho antigo
Belmiro Júnior está confiante
Ruyter aposta nas modificações do carro
Já são 46 as equipes inscritas para a Mil Milhas
Começam os treinos livres para a Mil Milhas
Quase tudo acertado para a participação de Paulão na Mil Milhas
"Carro precisou apenas de uma revisão", falou Borghesi
Sem carimbo na faixa de campeão
Ingresso custa R$ 20,00
Vencedores da prova gaúcha de Endurance não participarão da Mil Milhas
O campeão da F-3 defenderá equipe cearense
Carro de Piquet terá muito mais que nova carenagem
Três MCR virão do Sul do país
Quantos carros devem formar o grid?
Campeões da "500 Quilômetros" formarão trio com Giaffone
Piquet têm presença confirmada no grid da 29ª Mil Milhas Brasileira
Toda a trajetória, do sonho à realidade
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados