|
Brasileiros podem conquistar dois títulos neste final de semana |
|
Os pilotos brasileiros podem entrar na próxima semana festejando a conquista dos títulos de suas respectivas categorias, perfil no qual se encaixam o paranaense Jaime Melo Júnior e o carioca Roberto Streit Filho.
Melo Júnior estará no circuito de Laguna Seca no próximo sábado (20/10), onde, pilotando um Ferrari em dupla com o finlandês Mika Salo, busca o caneco defendendo a liderança que alcançou principalmente graças às sete vitórias já conquistadas dentre as onze provas nas quais esteve envolvido até o momento.
Por força dos resultados que já obteve, o piloto de Cascavel e seu companheiro nascido em Helsinki somam 168 pontos, uma vantagem de exatos 20 em relação à dupla 3 148 Johannes van Overbeek e Jörg Bergmeister, que, com 148 pontos acumulados até o momento, estão 20 atrás do brasileiro e seu parceiro, o que significa dizer que Melo Júnior e Salo apenas perdem o título caso tenham algum problema com o carro.
Já o petropolitano Streit está mais perto que nunca de festejar o título em sua terceira temporada na Fórmula 3 Japonesa, da qual foi o vice-campeão do ano passado.
Streit encabeça a tabela de pontos com 250, o que fará com que entre nas corridas que acontecerão neste sábado e domingo em Motegi com dois a mais que os somados até aqui pelo britânico Oliver Jarvis, e com uma vantagem de 35 em relação ao total já somado pelo japonês Kazuya Oshima, o último a poder jogar água no chopp de nosso representante, que até o momento arrebatou vitórias em seis das dezoito provas na qual já esteve envolvido.
Apenas dois títulos
Caso sejam conquistados, os títulos de Melo Júnior e Streit serão respectivamente os de número três e quatro da temporada 2007, que até o momento tem como únicos campeões os mineiros Raphael Matos e Clemente Faria Júnior, os melhores, respectivamente, no já encerrado Campeonato Norte-americano da Fórmula Atlatic e no Sul-americano da Fórmula 3, que terá suas duas últimas corridas disputadas em Interlagos nos dias 15 e 16 de dezembro.
Farfus Jr e Fraga
Além daqueles já garantidos, e dos títulos que podem vir no final de semana, a bandeira verde e amarela pode tremular sobre os pódios nas premiações do Campeonato Mundial de Turismo e em dois certames da categoria Mini Rok do Kartismo Japonês.
No WTCC, existem boas possibilidades para o também represetante do Paraná Augusto Farfus Júnior, que chegará a Macau, o palco das duas corridas finais de 2007, nos dias 17 e 18 de novembro, na terceira posição da tabela, com exatos dez pontos de desvantagem em relação aos líderes empatados Andy Priaulx e Yvan Muller, o que significa dizer que a festa pode ser brasileira, já que 20 pontos estarão em disputa.
Já no Japão, não há como Igor Fraga deixar de levar os canecos nas séries Inagawa e Biwako Mini Rok Cup de Kart, que daqui até o final do ano terão duas corridas cada uma, a última em 9 de dezembro.
Ano fraco
Ainda que venham os títulos mencionados, o ano de 2007 será o mais fraco em termos de conquistas desde o início do monitoramento pelo Placar Brasil do site Speed On Line, que começou a ser feito na temporada de 1997. |
 |
Jorge Kraucher |
|