|
Assim era Breno Fornari |
|
Nascido na cidade de Arroio do meio em 25 de março de 1925, Breno Fornari começou a se interessar por carros ainda muito jovem e para satisfazer sua curiosidade pelas máquinas, por inúmeras vezes desmontou e remontou um Ford Modelo T pertencente ao pai.
Aos dezoito anos, mudou-se para a capital gaúcha, onde começou a cursar uma Escola Técnica na qual permanecia estudando quando abriu sua primeira oficina, aos 20 anos.
Rapidamente, a oficina de Breno na Rua Sertório foi se tornando conhecida como uma das mais confiáveis de Porto Alegre, o que fez com que a lista de clientes não parasse de crescer, e os inúmeros carros levados para lá alimentassem ainda mais a paixão de Fornari pelas máquinas.
As primeiras corridas aconteceram quando Breno tinha 25 anos. A princípio, sua participação foi nas provas da categoria "Standard", mas Fornari não perdia as chances de correr nas "Carreteras" a bordo de carros ?tomados emprestados? de clientes da oficina, máquinas que eram quase inteiramente depenadas para enfrentar as estradas esburacadas, e depois reconstruídas, sendo entregues a seus donos ?novinhas em folha?.
Em fins de 1955, Breno Fornari aceitou o convite do amigo e então astro do automobilismo gaúcho Catharino Andreatta para viajar até São Paulo e correr em janeiro do ano seguinte a primeira edição da Mil Milhas, o que além da disputa propriamente dita, significaria um outro desafio para Fornari, que jamais havia participado de uma prova em circuito fechado.
Fornari e seu parceiro Andreatta venceram o desafio de 1956 com brilhantismo, e conquistaram ainda as vitórias na terceira e quarta edições da Mil Milhas, em 1958 e 59.
Depois de abandonar as corridas, em 1975, Fornari seguiu incentivando o esporte que sempre praticou, passando a ser incentivador das trajetórias de filhos e netos no automobilismo.
Fonte: www.bandeiraquadriculada.com.br/Breno Fornari |
 |
Jorge Kraucher |
|