|
Brilhante, Hamilton faturou sua primeira vitória no ?circo? |
|
Um dia após tornar-se o primeiro negro a largar na pole position de uma corrida de Fórmula 1, o inglês Lewis Hamilton contabilizou seu primeiro triunfo no ?circo?, resultado alcançado graças a uma atuação impecável no truncado e acidentado GP do Canadá, disputado no domingo.
Largando na frente, Hamilton teve de suar o macacão nos instantes após a largada para conter as tentativas de ultrapassagem de seu companheiro de McLaren Fernando Alonso, o segundo do grid, que logo na primeira curva cometeu o primeiro dos quatro erros que o relegaram a uma modesta sétima posição.
Livre do companheiro, Hamilton passou a abrir vantagem sobre o alemão Nick Heidfeld, acumulando 4,6s de dianteira já na sexta volta.
No 23º giro, um acidente com o também alemão Adrian Sutil, da Spyker fez com que acontecesse a primeira das quatro intervenções do Safety Car na disputa, e durante sua permanência na pista, tanto Nico Rosberg quanto Alonso aproveitaram para realizar paradas nos boxes, fato que lhes renderia ?Drive throughs? (passagem pelos boxes sem direito à realização da troca de pneus ou reabastecimento..
No vigésimo sétimo giro, o BMW-Sauber de Robert Kubica sofreu um toque do Toyota do italiano Jarno Trulli, e o bólido do polonês bateu de frente contra o muro de um, e depois de capotar algumas vezes, contra a proteção do outro lado da pista, o que provocou uma segunda intervenção do Carro de Neutralização na disputa.
Em sua sexta corrida na categoria, o novo astro do ?circo? Lewis Hamilton seguiu firme sem cometer erros até a 70ª passagem, quando a quadriculada apontou sua vitória com 4s3 de dianteira sobre Heidfeld, e com 5s3 de vantagem sobre Alexander Wurz, o terceiro colocado com seu Williams.
Os brasileiros tiveram um dia ruim em Montreal, com Felipe Massa tendo sido desclassificado em função da saída da área de pits com a luz vermelha acionada, e Rubens Barrichello, que chegou a ocupar o terceiro lugar, de novo conseguindo ficar fora da zona de pontos após despencar para a 12ª posição em função da necessidade de uma parada para a instalação obrigatória de pneus macios.
Confira abaixo o resultado da corrida, e use o link para ver como ficou a pontuação que de novo tem Hamilton como líder isolado.
1) Lewis Hamilton (ING, McLaren/Mercedes), 70 voltas em 1h44min11s292
2) Nick Heidfeld (ALE, BMW-Sauber/BMW), a 4s3
3) Alexander Wurz (AUT, Williams/Toyota), a 5s3
4) Heikki Kovalainen (FIN, Renault/Renault), a 6s7
5) Kimi Räikkönen (FIN, Ferrari/Ferrari), a 13s0
6) Takuma Sato (JAP, Super Aguri/Honda), a 16s6
7) Fernando Alonso (ESP, McLaren/Mercedes), a 21s9
8) Ralf Schumacher (ALE, Toyota/Toyota), a 22s8
9) Mark Webber (AUS, Red Bull/Renault), a 22s9
10) Nico Rosberg (ALE, Williams/Toyota), a 23s9
11) Anthony Davidson (ING, Super Aguri/Honda), a 24s3
12) Rubens Barrichello (BRA, Honda/Honda), a 30s4
NC) Jarno Trulli (ITA, Toyota/Toyota), a 12 voltas (Acidente)
NC) Vitantonio Liuzzi (ITA, Toro Rosso/Ferrari), a 16 voltas (Acidente)
NC) Adrian Sutil (ALE, Spyker/Ferrari), a 23 voltas (Acidente)
NC) David Coulthard (ESC, Red Bull/Renault), a 34 voltas (Câmbio)
NC) Robert Kubica (POL, BMW-Sauber/BMW), a 44 voltas (Acidente)
NC) Christijan Albers (HOL, Spyker/Ferrari), a 49 voltas (Acidente)
NC) Scott Speed (EUA, Toro Rosso/Ferrari), a 62 voltas (Acidente)
NC) Jenson Button (ING, Honda/Honda), a 70 voltas (Câmbio)
DSC) Felipe Massa (BRA, Ferrari/Ferrari), a 19 voltas (Bandeira Preta)
DSC) Giancarlo Fisichella (ITA, Renault/Renault), a 19 voltas (Bandeira Preta) |
 |
Jorge Kraucher |
|