|
?Se conquistar até a quinta posição, está bom demais?, diz Kleinubing |
|
O gaúcho Pierre Kleinubing estará em Portland neste final de semana, onde disputará a sétima etapa do Campeonato Norte-americano de Turismo, onde compete com um modelo Acura da Honda, fábrica da qual é piloto oficial.
Na liderança da classificação do certame, com 47 pontos a mais que os conquistados até agora pelo norte-americano Dom Salama, Pierre diz que já estará satisfeito se conquistar até o quinto lugar na disputa.
O piloto disse: ?Tenho um motor de 260 cavalos, que seria suficiente para vencer a corrida. Acontece que em função das vitórias que conquistei, meu carro carrega quase 60 quilos de lastro, o que torna as coisas muito mais difíceis?, pondera.
Kleinubing explica que os BMW têm motores de 300 cavalos, e que o carro da marca alemã com maior lastro até esta altura do campeonato é o de Neal Sapp, que carrega cerca de 9 quilos. ?E verdade que o peso mínimo do conjunto carro/piloto é bem maior nos BMW, (1,247 contra 1,179 kg do Acura). Em condições normais isto me daria igualdade de forças, mas o lastro no meu carro me deixa em desvantagem?, frisa.
Pierre diz que em função da desvantagem que o lastro traz a seu equipamento estará satisfeito se conquistar até a quinta posição. ?Claro que vou tentar conquistar o maior número possível de pontos, mas se chegar em quinto ainda mantenho uma boa vantagem no campeonato?, diz o piloto, que não conta com nenhum patrocinador brasileiro.
O regulamento do certame prevê pontos para até a 25ª posição. O vitorioso numa corrida marca 30 pontos; o quinto colocado 25. Quem chega no 25º posto marca 1 ponto, mesmo número que recebem os pilotos que conseguem até o quinto posto no grid. O pole marca mais um de bonificação, assim como o líder do maior número de voltas.
A corrida do próximo domingo no Portland International Raceway terá 50 minutos de duração. O traçado é desconhecido para todos, já que a categoria jamais correu lá. |
 |
Jorge Kraucher |
|