|
Derrubando a máscara de Ruy César |
|
Ao depor no último dia 7 de junho na Audiência Pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o Secretário Especial Rio 2007, Ruy Cezar Miranda Reis, disse uma série de inverdades, dentre as quais a de que o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste, possui licença internacional da FIA.
Mentira, e a matéria publicada pelo Speed On Line em 2 de fevereiro de 2001, -reproduzida na íntegra abaixo -, juntamente com a foto ao lado, comprova de forma definitiva este fato.
Absurdo no Rio de Janeiro
Natural num início de mandato, a busca por notoriedade por parte do recém empossado prefeito do Rio César Maia extrapolou os limites da decência nesta sexta-feira.
Acompanhado de Mihaly Hidasi, Edson Novaes e Djalma Neves, todos da Confederação Brasileira de Automobilismo, o fiscal de segurança da Federação Internacional de Automobilismo Charlie Whiting foi simplesmente impedido de entrar em Jacarepaguá, onde teria realizado a vistoria para a liberação do circuito sede da rodada brasileira da Fórmula CART/FedEx, marcada para o dia 25 de março.
Os seguranças do autódromo informaram que não poderiam abrir o portão. As alegações para isto mudavam ao prazer dos ventos.
No início foi alegado que o cancelamento do GP de Motociclismo anulava a necessidade de vistoria na pista; mais tarde veio a versão que a entrada da comitiva só poderia acontecer se fosse enviado um fax pela Fittipaldi International, a empresa que promove a rodada brazuca da F-Cart, a quem o circuito fica entregue por 90 dias.
A última versão antes que Whiting desistisse de esperar - ele permaneceu no aguardo entre às 9h30 e 12h00, sob um calor de 37ºC - foi do secretário de Esportes da cidade do Rio de Janeiro Ruy César, segundo quem o fax da empresa promotora foi enviado para o local errado: "deveria ser encaminhado para a procuradoria", alegou.
Talvez fosse conveniente que o egocentrismo fosse colocado de lado, o que indubitavelmente minimizaria a imagem de republiqueta das bananas que algumas atitudes nefastas criam lá fora a respeito de nosso país... |
 |
Jorge Kraucher |
|