As corridas válidas pela nona e décima etapas do Campeonato Mundial de Turismo levaram 34 mil pessoas às arquibancadas do Autódromo Internacional de Curitiba, o palco escolhido para uma rodada sul-americana do certame disputado pela primeira vez no ano passado.
E quem pagou ingresso não se arrependeu, já que assistiu a provas extremamente disputadas, e marcadas por diversas intervenções do Safety Car.
A disputa de abertura da rodada praticamente começou com o Safety Car adiante do pelotão, já que o Alfa Romeo 156 do brazuca Lucas Molo ficou em local perigoso após bater contra as proteções de pneus.
Quando os ?pegas? começaram pra valer, falou mais alto o potencial dos SEAT Leon de Jordi Gene e Peter Terting, que conseguiram superar o brasileiro Augusto Farfus Júnior, terceiro colocado após largar da pole position com seu Alfa Romeo 156.
Duas intervenções do Safety Car, e bandeira vermelha na segunda prova
Aproveitando-se bem do fato de ter largado na frente (as segundas corridas das rodadas tem invertidas as posições de chegada dos oito primeiros na disputa inicial), o inglês Andy Priaulx alcançou seu quarto triunfo na temporada na tumultuada segunda prova do dia em Pinhais.
Na sexta volta, Luca Rigoni bateu seu BMW contra a barreira de proteção, o que levou a Direção de Prova a acionar o Safety Car pela primeira vez.
O Carro de Segurança foi acionado novamente no nono giro, para que pudessem ser retirados os pedaços do carro do irlandês Emmet O'Brien, que estampou o muro da saída da ?Curva da Vitória?, que para ser limpa exigiu a passagem do pelotão por dentro dos boxes entre a 10ª à 13ª voltas.
A relargada aconteceu na 14ª passagem, e um giro mais tarde, Alain Menu foi mais um a bater forte. Como seu carro ficou parado em posição perigosa, a Direção de Prova apresentou bandeiras vermelhas.
Para efeito de classificação final valeram as posições da volta de reinício, com Gianni Morbidelli chegando em segundo com seu Alfa Romeo 156, e Alessandro Zanardi festejando o terceiro posto a bordo de um BMW 320i, o mesmo carro do vencedor.
Lucas Molo conquistou o 18º lugar, e Augusto Farfus lamentou a desistência na sétima volta, depois de um choque com o carro de um adversário. |