Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
São seis as fábricas de pneus na maratona
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006
 
A maratona da 24 Horas de Le Mans, que terá a 74ª página de sua história escrita neste final de semana, envolve seis diferentes fornecedores de pneus.

A francesa Michelin é a que fornece os compostos para a maioria das equipes, calçando metade dos 50 carros inscritos. A norte-americana Dunlop calça 12 máquinas, a italiana Pirelli sete, a japonesa Yokohama quatro, enquanto a também americana Goodyear e a coreana Kumho tem seus pneus instalados em um carro cada uma.

As estruturas montadas pelas fábricas, claro, variam de acordo com o número de times supridos, mas as oscilações nos totais de pneus a serem fornecidos acontecerão também muito em função das variações climáticas, que serão determinantes nas quantidades de modelos ?slick?, ?intermediate? ou ?wet?, dependendo de pista seca, ?mais ou menos molhada? ou encharcada, respectivamente.

Para se ter uma idéia do quanto o clima influencia, além da sempre presente possibilidade de dechapamento de compostos, basta olhar o que aconteceu na quarta-feira, no primeiro dos dois dias de sessões de classificação.

Os carros foram à pista com pneus ?slick?, e após alguns giros, ingressaram nos boxes para serem calçados com os modelos intermediários, tendo de retornar apenas dez minutos mais tarde para a colocação dos modelos ?wet?.

No curso das quatro horas da sessão, as máquinas ainda retornaram duas vezes aos boxes para novamente usarem os ?intermediates?, e, mais tarde, de novo os ?wet?.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 20/06 - Piquet e Fittipaldi: mais dois na lista dos participantes em LM
 20/06 - As participações brasileiras nas provas em Sarthe
 18/06 - Todos os vencedores das provas em Le Mans
 18/06 - Pelo segundo ano consecutivo, vitória brazuca na LMP2
 18/06 - Na LMP1, outra vez a "máquina de ganhar corridas"
 18/06 - Americanos derrotaram os ingleses na "LMGT1"
 18/06 - Panoz foi o melhor carro pela "LMGT2"
 18/06 - Veja quem, e porque abandonou a disputa
 18/06 - Resultado final da prova
 18/06 - Sob nova propulsão
 17/06 - As posições pela categoria LMP2
 17/06 - As posições pela categoria LMP1
 17/06 - As posições pela categoria LMGT 2
 17/06 - As posições pela categoria LM GT1
 17/06 - Fechadas 150 voltas na França
 17/06 - 24 Horas: a parcial com 120 voltas
 17/06 - Completadas 101 voltas da maratona na França
 17/06 - O comando é do #8 em Le Mans
 17/06 - Problemas para alguns já no início da prova francesa
 17/06 - 24 Hs: Parcial com 23 voltas

1 2 3

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados