Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
No ?Day After?, o balanço das participações na 500 Milhas
Segunda-feira, 29 de Maio de 2006
 
Passada a 500 Milhas de Indianápolis, corrida que valeu pela quarta etapa do Campeonato 2006 da Fórmula Indy, a hora é de fazer balanços dos desempenhos na mais badalada prova do automobilismo norte-americano, e de uma das mais tradicionais disputas do planeta.

Dentre os três norte-americanos que ocuparam o pódio, há divergências de opiniões, com o vencedor Sam Hornish Júnior afirmando que o domingo foi um dia de ?sentimento indescritível?, o segundo colocado Marco Andretti classificando sua posição como ?Um nada?, e o terceiro na disputa, Michael Andretti, admitindo-se insatisfeito com a posição alcançada, já que de novo, a vitória lhe escapou por entre os dedos.

Do sexteto brazuca na prova, o estreante Thiago Medeiros, que planeja participar da disputa novamente em 2007, se disse decepcionado com o abandono já na 24ª volta: ?Fiz uma boa largada, e estava no final do pelotão esperando as coisas se acalmarem. Parei nos boxes para tentar melhorar o equilíbrio do carro, e quando destravei o controle de velocidade, houve pane elétrica? lamentou.

Airton Daré, que já disputara a 500 Milhas em quatro ocasiões, tendo como melhor resultado uma 11ª posição na corrida de 2001, acabou indo parar no ambulatório após a disputa de ontem, pois estava extremamente desgastado. ?Bastaram três voltas para ver que a tentativa de melhorar o comportamento do carro na turbulência tinha falhado. É uma corrida grande demais, e não cabe improviso. Para se ter chance de chegar entre os 10 primeiros, tudo tem de ser perfeito?, ele disse.

?Fomos mudando o acerto a cada parada, mas melhorou muito pouco. Para piorar, a água ferveu e não bebi nem metade do que tinha na garrafa. Como tinha de brigar o tempo todo para ficar longe do muro e para sair da frente dos líderes, terminei a prova exausto?, contou o piloto de Bauru.

Para Felipe Giaffone, que agora contabiliza seis participações em 500 Milhas, onde fechou como melhore resultado o terceiro lugar em 2002, o acidente que o deixou de fora da prova de ontem até que demorou a acontecer: ?O carro estava simplesmente inguiável. Eu colocava pneu novo, dava 10 voltas razoáveis e depois o carro ficava saindo muito de traseira. Eu estava tentando completar a prova, para pelo menos ganhar algumas posições pra campeonato. Mas pra falar a verdade, era pra eu ter batido bem antes? ele admitiu, depois de ter ficado fora da corrida no 177º giro.

Hélio Castro Neves, piloto que tem seu nome na Galeria dos Campeões da 500 Milhas, inscrito nas edições de 2001 e 2002, ficou irado com a fechada que levou de Buddy Rice, causando o acidente que o alijou de sua sexta participação na prova. ?Graças a Deus foi só uma batida mesmo?, ele disse, emendando: ?O carro saía muito de traseira nas Curvas 1 e 2, e no começo da corrida saía de traseira em tudo quanto é lugar, e eu praticamente estava esperando uma hora pro ´pit stop´. De repente, eu não conseguia nem fazer 200 milhas de média, e isso estava se agravando muito, eu ia acabar batendo sozinho. Então, nós começamos a trabalhar no carro, a ter paciência, e mesmo tomando uma volta a conseguimos recuperar. Quer dizer, estava tudo indo de acordo, e na hora que vi a oportunidade, acho que o cara realmente?.Não dá pra descrever, é uma pena?, falou a respeito do norte-americano que o tirou da disputa no 109º giro.

Tony Kanaan o soteropolitano que em sua quinta participação numa 500 Milhas esteve bem próximo de vencer pela primeira vez, o que seria a superação de seu melhor resultado até agora, que fora a segunda posição na prova de 2003, lamentou a bandeira amarela surgida no final da disputa de ontem, quando, após ter comandado o pelotão durante onze passagens, entrou nos boxes para a realização do ?splash and go? que o fez terminar a disputa no quinto lugar. ?Quase não vale, né?. Infelizmente a bandeira amarela, com certeza, não ajudou nada a gente mas?É isso aqui, Indianápolis é assim mesmo, infelizmente. Quantas pessoas tem histórias parecidas com esta para contar?. O negócio é continuar tentando. Tem muitos anos pela frente ainda. Vamos ver o que vai acontecer?, disse.

Vítor Meira, que concluiu a prova do ano passado no segundo lugar, classificou como ?Não tão bom, mas não tão mal? o décimo lugar alcançado na prova de ontem. O brasiliense que disputou sua quarta 500 Milhas admitiu ainda alguma falha na preparação: ?Estava quente pra caramba, e definitivamente o tempo teve muito a ver com o resultado. Mas foi igual pra todo mundo, então alguns se prepararam melhor e outros não. A gente falhou um na preparação?, ele admitiu.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/05 - Castro Neves assumiu a liderança da tabela
 29/05 - Cinco torcedores se feriram durante a prova
 28/05 - Sam foi o 15º piloto a vencer após a saída na pole
 28/05 - Confira todos os vencedores da Indy 500
 28/05 - Prova começou com liderança brasileira
 28/05 - Veja o resultado completo da 500 Milhas
 28/05 - Vitória espetacular de Hornish Junior na 500 Milhas
 28/05 - Dan voltou ao comando da disputa
 28/05 - Inglês segue líder da ´Indy 500´
 28/05 - Wheldon na frente no primeiro quarto da corrida
 26/05 - Hornish e os Scott dominaram o ?Carburation Day?
 25/05 - ´Carburation Day? vai movimentar o IMS nesta sexta-feira
 23/05 - Veja o grid completo para a 500 Milhas
 22/05 - Medeiros: a classificação ?aos 45 do 2º tempo?
 20/05 - Hornish é pole. 3 brazucas entre os ´Top Six´ para a 500 Milhas


Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados