A Confederação Brasileira de Automobilismo divulgou no início desta semana algumas alterações no Regulamento Desportivo da Stock Car V8, que passarão a valer já para a segunda etapa da temporada, marcada para o final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba.
Após ouvir equipes e pilotos, a entidade resolveu fazer mudanças no limite do número de participantes em cada etapa, e nos treinos livres e classificatórios, o que significou alterações nos artigos 24 e 57 da regulamentação desportiva.
Foram autorizados até 43 carros nas provas em Interlagos, Curitiba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Brasília (anel interno) e Santa Cruz do Sul, enquanto nas pistas de Londrina (PR), Brasília (anel externo) e Tarumã, o máximo de participantes será de 40.
Pelo novo formato, passa a ser realizado um treino livre de 45 minutos na sexta-feira (com os carros separados em dois grupos), e dois treinos classificatórios, um na sexta e outro no sábado, com 90 minutos cada um.
Em cada uma das classificatórias, cada carro poderá completar um máximo, 15 voltas, sendo que o piloto que superar este número de passagens será penalizado com a perda da melhor volta obtida na sessão.
A CBA ainda determinou que as irregularidades técnicas ou atitudes anti-desportivas que acontecerem durante as sessões classificatórias ou na Super Classificação serão punidas com a perda de todos os resultados obtidos, ficando o piloto infrator proibido de continuar participando dos treinos programados, e obrigado a pagar uma multa de 50 UPs. |