Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Câncer vitimou Norman Casari
 
Vítima de câncer, faleceu aos 69 anos, no último dia 31 de dezembro, em sua casa em Petrópolis, no interior do estado do Rio de Janeiro, o ex-piloto Norman Casari, que se tornou conhecido pelo estilo arrojado de pilotagem que lhe conferiu diversos títulos do automobilismo carioca e nacional.

Casari foi o precursor da presença de grandes patrocinadores no automobilismo nacional, uma história que começou a ser escrita com a criação da Casari/Brahma, equipe que estreou na Mil Milhas Brasileiras de 1970 com um Lola T70 Mk 3 de 860 kg e 430 cv, máquina pilotada também por Jan Balder que teve sua participação na disputa abreviada pelo surgimento de problemas insolúveis no motor Chevrolet V8 de 5 litros e quatro carburadores Weber duplos.

O time de Casari inscreveu dois carros no ?Grande Prêmio Internacional de Tarumã?, corrida disputada no dia 30 de maio de 1970 na qual o próprio Norman pilotou o Lola T70, e na qual coube a Jan Balder a missão de conduzir o estreante protótipo ?Casari A1? desenvolvido pela própria equipe.

Foi em 1966, a bordo do ?Carcará?, um modelo desenhado, construído e preparado por Jorge Lettry, Anísio Campos e Rino Malzoni equipado com um motor DKW Vemag de dois tempos e três cilindros que Casari realizou o principal feito de sua carreira, estabelecendo o recorde sul-americano de velocidade ao atingir os 213 km/h.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados