|
Confira as informações da prova em Tarumã |
Domingo, 18 de Dezembro de 2005 |
|
Veja abaixo todos os acontecimentos da prova gaúcha, com reportagens de Paulo Lava, especial de Tarumã.
00h00-A pontualidade marcou mais uma edição da 12 Horas, que teve início exatamente à zero hora deste domingo
00h04-Luis Alberto Castro, o companheiro de Paulo Hoerlle e Christian Castro colocou o MCR #99 na frente já nos primeiros metros da prova
00h19-Na quarta passagem, o #46, de João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens assumiu o comando das ações em Tarumã
00h41-Na terceira passagem, o carro #46, de João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens registrou a melhor volta em 1min06s273
01h01- Na primeira hora de prova, a área dos Boxes esteve movimentada. A principal entre as ocorrências foi o choque do Aldee Spyder #3 de Guilherme Mariath contra um carro de Turismo, que rodou na saída da Curva do Laço
01h40- Confira as posições com 1h40 de corrida:
#99-Paulo Hoerlle/Luis Alberto Castro/Christian Castro (MCR Turbo)
#44-Cláudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius-Opel)
#46-João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens (MCR)
#7-Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder)
#5-Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão)
#43-Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder)
#18-João Kreuz/Ricardo Kreuz/Renato Kreuz (MCR)
#47-Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR)
#57-Geraldo Martins/Alexandre de Lima (Gol)
#9-Danilo de Moraes/Antônio Carlos Gama/Paulo Schonardie (Voyage)
02h49-O grid de 39 carros formado nesta edição, foi registrado nas 12 Horas de Tarumã de 1988 e 1996
03h14 Veja abaixo as posições no momento em que o líder completou 137 voltas
1) #46 - João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens (MCR), 137 voltas
2) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 137
3) #99 - Paulo Hoerlle/Luis Alberto R. de Castro/Christian Castro (MCR Turbo), 136
4) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 133
5) #18 - João Kreuz/Ricardo Kreuz/Renato Kreuz (MCR), 130
6) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 130
7) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 129
8) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 129
9) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 125
10) #57 - Geraldo Martins/Alexandre de Lima (Gol), 124
04h23 O MCR #46, de João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens teve seu motor quebrado na 158ª volta. A equipe começou imediatamente o trabalho para a susbstituição do propulsor
04h29 Foi intenso o ritmo de trabalho para a susbtituição do motor do Corsa número 10, que ?abriu o bico? num turno de pilotagem de Daniel Scarton. Seu companheiro é Vítor Genz, que também está competindo no MCR #46
04h37Problemas com os câmbios deram trabalho extra aos times dos Aldee Spyder números 30 e 18. José Sala conduzia o #30 no momento da falha na caixa de mudanças, enquanto Ricardo "Bidú" Kreuz pilotava o #18 no momento da quebra do câmbio
04h37Carlos Alfredo Britto, jornalista com passagem pelo jornal ?Zero Hora?, ficou a pé quando o motor do Fusca número 45 apresentou problemas. ?o cabeçote simplesmente derreteu", lamentou Britto
04h49Primeiro foi uma vibração excessiva na roda dianteira, e agora é uma embreagem ?patinando? que está afligindo os integrantes da equipe do ?Tubarão?, carro inscrito com o número 5 (como de praxe). Caberá a João Batista Rodrigues, o campeão da 12 Horas em 2001, a missão de pilotar o ?Tubarão? no momento em que ele passar a nadar de costas...
04h54 As posições com 4 horas de corrida
1) #99 - Paulo Hoerlle/Luis Alberto R. de Castro/Christian Castro (MCR Turbo), 182 voltas em 4h01min07s143
2) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 182
3) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 178
4) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 175
5) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 174
6) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 171
7) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 167
8) #4-Felipe Bertuol/Darci Marini/Vitor Giovanini (Aldee Spyder), 164
9) #56-Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette), 161
10) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 161
05h49O Scorpius/Chevrolet #44, do trio Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes, está no comando das ações da corrida em Tarumã, onde já foram completadas 5 das 12 horas de corrida previstas.
O carro que largou da pole position aproveitou-se dos problemas do MCR número 99 para retornar ao topo do pelotão, o que aconteceu aproximadamente na 220ª da prova.
05h50 As posições com 5 horas de corrida
1) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 224 voltas em 4h59min14s043
2) #99 - Paulo Hoerlle/Luis Alberto R. de Castro/Christian Castro (MCR Turbo), 223 voltas em 4h01min07s143
3) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 221
4) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 216
5) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 214
6) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 213
7) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 205
8) #4-Felipe Bertuol/Darci Marini/Vitor Giovanini (Aldee Spyder), 201
9) #Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 201
07h20Confira as parciais da metade da corrida
1) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 262 voltas em 6h01min59s202
2) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 260 voltas
3) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 259
4) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 254
5) #99 - Paulo Hoerlle/Luis Alberto R. de Castro/Christian Castro (MCR Turbo), 248
6) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 248
7) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 245
8) #4-Felipe Bertuol/Darci Marini/Vitor Giovanini (Aldee Spyder), 243
9) #70 -Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 241
10) #Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 239
07h27Numa de suas paradas para a troca de pneus, de piloto e reabastecimento, o Aldee Spyder #90, provocou um grande susto ao apresentar um princípio de incêndio. Felizmente, nada que não pudesse ser debelado pelos próprios integrantes da equipe do Aldee Coupê que está sendo pilotado por Noel Teixeira/Francisco Rossi/Eduardo Espírito Santo/Ismael Toresan
07h55
1) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 306 voltas em 6h59min03s944
2) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 305
3) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 301
4) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 295
5) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 292
6) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 285
7) #70 -Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 281
8) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder),280
9) Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 276
10) Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira Chevette 274
08h40
1) #44 - Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 356 voltas em 7h59min20s756
2) #7 - Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 354
3) #5 - Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 347
4) #47 - Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 341
5) #43 - Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 336
6) #80- Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 330
7) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder), 324
8) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 320
9) #70 -Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 319
10) #56 - Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette), 317
08h50
Com o sol brilhando sobre a pista gaúcha, o time do carro #46 teve de desistir em definitivo da 12 Horas de Tarumã. O MCR de João Sant'Anna/Carlos Kray/Adriano Baldo/Vitor Gens já tivera problemas no motor, e acabou ficando definitivamente fora da disputa quando a pressão de óleo despencou
09h55
1) #44-Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 398 voltas em 8h59min19s405
2) #7-Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 396 voltas
3) 5 Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 389
4) #47-Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 380
5) #43-Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 375
6) #80-Odilon Menezes/Guaracy Costa/Paulo Rutzem/Luiz F. Costa (Aldee Spyder), 368
7) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder), 365
8) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 358
9) #70-Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 355
10) #56-Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette), 354
10h06
Acionado três vezes dentro da primeira hora de prova, o Safety Car ficou um longo período parado nos boxes de Tarumã. Por volta da nona hora de corrida, porém, o Diretor de Prova novamente o colocou em ação, o que se fez necessário no momento da batida do carro #88, o Voyage de Luciano Aquino/Pedro Ávila/Rodrigo Lemke, incidente que felizmente provocou apenas danos materiais
10h31
1) #44-Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 441 voltas em 9h59s02s033
2) #7-Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 439
5) #43-Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 432
4) #47-Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 423
5) 43 Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 419
6) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder), 405
7) #70-Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 399
8) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 395
9) #56-Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette), 393
10) #57 Geraldo Martins/Alexandre de Lima (Gol), 381
11h33
1) #44-Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 484 voltas em 10h59min49s990
2) #7-Fernando Stédile/Edelmar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 484
3) #5-Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 473
4) #47-Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 464
5) #43 Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 461
6) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder), 449
7) #70-Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 440
8) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 436
9) #56-Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette), 433
10) #57 Geraldo Martins/Alexandre de Lima (Gol), 420
11h37Com a pilotagem de Joacir Stédile, o carro número 7 aproveitou a parada do líder #44 para descontar a diferença. Antes da parada do Scorpius que desde as primeiras horas da madrugada comanda o pelotão, a diferença era de dois giros, mas Joacir pisou fundo, e fez com que seu atraso em relação à máquina que largou na pole position ficasse reduzido a apenas 14s777
os dez primeiros na classificação Geral
1) #7-Fernando Stédile/Edemar Stédile/Joacir Stédile (Aldee Spyder), 526 voltas em 12h00min38s890
2) #44-Claudio Ricci/Lisandro Webber/Marcelo Fernandes (Scorpius), 520
3) #5-Carlos de Andrade/Geciel de Andrade (Tubarão), 518
4) #47-Sidney Toigo/Felipe Toledo/Fabiano Peres (MCR), 507
5) #43-Rafael Cardoso/Isac Saldanha/Vitor Hugo de Castro/Sergio Cardoso (Aldee Spyder), 507
6) #16-Luiz Crestani/Irineu Camargo/Carlos Benadetti (Aldee Spyder), 492
7) #70-Alessandro da Rosa/Rodrigo Machado/Carlos Pereira (Aldee Spyder), 486
8) #36-Nereu Rebechi/Rodinei Tardivo/Fabiano Baretta (Gol), 477
9) #56-Oscar Donat/Marcelo Ritter/Humberto Donat/Clovis Oliveira (Chevette),475
10) 18 João Kreuz/Ricardo Kreuz/Renato Kreuz (MCR), 460 |
 |
Jorge Kraucher |
|