|
Stock Junior ? Surge uma nova categoria de ascensão |
Sexta-feira, 18 de Novembro de 2005 |
|
Cotia (SP) - Em entrevista coletiva realizada por volta do meio-dia desta sexta, pouco antes das classificatórias da "500 Milhas Siemens Granja Viana 2005", que acontece no Kartódromo Internacional Granja Viana, Zeca Giaffone, responsável pelos motores e gaiolas da Stock Car, e seu Filho Felipe Giaffone piloto e promotor da "500 Milhas", apresentaram a Stock Jr, categoria com baixo custo por temporada, cujas etapas acontecerão em conjunto com a Stock Car V8.
Ao todo serão 24 provas, duas por etapa, disputadas uma no sábado e a outra no domingo, durante as 12 etapas da Stock Car V8. A novidade é que cada uma das provas podem ser disputadas por pilotos diferentes, o que a torna a mais barata categoria automobilística de caráter nacional do momento. A projeção é de custos é da ordem de R$ 8 mil por prova, ou R$ 16 mil por etapa.
Nascida em 1992, nos EUA, sob a marca 600 racing inc, mais de 3.500 carros similares aos que serão usados na "Stock Jr." foram fabricados até hoje. Com estilo retrô e tração traseira, o mini-bólido é equipado com motor Yamaha 1300cc, que desenvolve 130hp, atingindo cerca de 200 Km/h.
Segundo Zeca Giaffone, o carro apresentado hoje, é exatamente o modelo comercializado nos EUA, mas deve sofrer algumas aclimatações, para adequar o projeto ao gosto dos pilotos brazucas.
Serão duas categorias, a Pro, destinada a pilotos de 16 a 35 anos e a Master, para pilotos que já passaram dos 35. Os carros serão todos de propriedade da ZF Products, empresa da família Giaffone, responsável pela manutenção e equalização dos carros, que devem ser "afinados" por Felipe Giaffone. Algo bem próximo a isso acontece hoje com o Troféu Maserati, onde Chico Serra é quem desempenha o mesmo papel.
Questionado pelo Speed On Line" se estaria previsto um carro promocional, com motor "amansado", para que patrocinadores e alguns convidados pudessem experimentar a sensação de pilotar a "baratinha", Zeca Giaffone confessou não ter sido aventada a hipótese, mas gostou da sugestão e disse ser algo a se pensar.
|
 |
Décio Ribeiro |
|