|
CBA envia projeto de Jacarepaguá para a FIA |
|
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) encaminhou na última segunda-feira para a Federação International de Automobilismo o projeto que o Escritório de Engenharia Tilke elaborou para o Consórcio Rio Sport Plaza, com os parâmetros para a construção de módulos olímpicos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O exame por parte da CBA e o encaminhamento para análise da FIA foram feitos, a pedido do consórcio, após o recolhimento das taxas das entidades nacional e internacional.
?Mesmo sem atender às necessidades do automobilismo brasileiro descumprindo a legislação, decidimos atender o pedido do Consórcio, e enviamos o projeto para a FIA?, disse o presidente da CBA, Paulo Scaglione, segundo quem os volumes foram acompanhados de um parecer da Confederação reprovando por completo o projeto.
Em julho, na sede da CBA, o trabalho foi apresentado pelos diretores do Consórcio e por representantes da Tilke. Na ocasião, foram constatadas inúmeras irregularidades ? algumas primárias ? sendo de pronto reprovado pelos técnicos da Comissão Nacional de Autódromos da CBA. Em agosto, um novo projeto foi apresentado, mantendo um autódromo dividido em duas partes.
Nos dois casos, de acordo com a avaliação da presidência da CBA, há o descumprimento do estabelecido no edital de licitação e na Lei Municipal 3.758, mantendo-se o autódromo dividido entre ?permanente? e ?temporário?, não preservando a condição de nível A da FIA, para eventos internacionais e impedindo a realização de grandes eventos do automobilismo brasileiro.
Em razão disso, o projeto foi novamente reprovado, e essa posição da CBA está reiterada no parecer enviado à FIA. |
 |
Jorge Kraucher |
|