Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Acontece domingo a 22ª prova do ?circo? em Interlagos
Quinta-feira, 22 de Setembro de 2005
 
Polarizando as atenções de espectadores dos mais diversos pontos do planeta, já que pode ser a corrida na qual Fernando Alonso garantirá o título, o Autódromo Municipal José Carlos Pace abrirá seus portões neste final de semana para receber os astros da mais badalada categoria do automobilismo mundial.

A prova que terá sua largada às 14 horas do domingo será a 22ª disputada no traçado situado em São Paulo, onde uma corrida extra-campeonato realizada em 1972 serviu como sondagem das possibilidades de o Brasil ter seu Grande Prêmio oficial, o que acabou acontecendo pela primeira vez no cada vez mais distante 11 de fevereiro de 1973, quando a pista da zona Sul da capital paulistana abrigou o 222º GP da história do ?circo?, uma prova que começou Ronnie Peterson largando na pole position, e terminou em festa verde e amarela, graças à vitória de Emerson Fittipaldi, o companheiro do sueco na equipe Lotus.

Ainda com seu traçado original de 7.960 metros, o circuito paulistano foi o endereço brasileiro do ?circo? também nos anos de 1974 ? quando Emerson voltou a vencer -, 1975, - quando aconteceu a única vitória da carreira de José Carlos ?Moco? Pace-, 1976 e 1977, anos nos quais o austríaco Niki Lauda tratou de colocar água no chopp dos donos da casa, vencendo as corridas.

No sexto GP oficial em solo brasileiro, o endereço do ?circo? foi o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sede da corrida de 1978 vencida pelo argentino Carlos Reutmann. Interlagos voltou a ser o foco de atenção dos fãs do ?circo? espalhados pelo mundo em 1979 e 1980, temporadas que precederam uma série de nove provas seguidas realizadas no Rio entre 1982 e 1989.

Como a prefeitura carioca pediu um aluguel altíssimo do traçado a partir daquele que seria o décimo GP seguido em Jacarepaguá ? em 1990 ?, o chefão do ?circo? Bernie Ecclestone ligou para o então Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Piero Gancia avisando que ou se viabilizaria um outro traçado brasileiro, ou a Fórmula 1 jamais retornaria ao país.

Foi em razão disso que Gancia lançou para a então prefeita de São Paulo Luiza Erundina o desafio de reformar Interlagos, adequando-o às exigências entre outubro de 1989 e março de 1990, quando o novo traçado com pouco mais de 4,000 metros foi usado pela primeira vez, e segue em uso até agora.

Você pode usar os links abaixo para conferir mais informações sobre os GPs realizados no Brasil, que no domingo terá sua 34ª corrida do ?circo?.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/09 - Veja as pontuações dos pilotos
 25/09 - Veja o resultado completo da prova brasileira
 25/09 - Segue a briga no Mundial de Construtores
 25/09 - Confira todos os campeões da Fórmula 1
 25/09 - A festa é toda de Alonso no ?1-2? da McLaren em Interlagos
 24/09 - Alonso sairá na frente neste domingo
 24/09 - No quarto treino, a vez de Raikkonen comandar
 24/09 - Alonso encabeçou o ?1-2? da Renault no terceiro treino
 23/09 - Wurz outra vez na frente
 23/09 - Wurz comandou o primeiro treino em Interlagos
 22/09 - Confira a programação completa do final de semana
 22/09 - Veja os três primeiros em cada um dos GPs disputados por aqui
 22/09 - Michael é recordista de pódios em nosso país
 22/09 - Senna segue recordista de poles no Brasil
 22/09 - Schumacher comanda o ranking de melhores voltas
 21/09 - Button ficará na BAR
 21/09 - Quase tudo novo na vida do virtual campeão
 21/09 - Setembro, o grande mês da ´Motorsport Brasil´
 01/09 - Veja todos os "1-2" fechados pela McLaren


Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados