Polarizando as atenções de espectadores dos mais diversos pontos do planeta, já que pode ser a corrida na qual Fernando Alonso garantirá o título, o Autódromo Municipal José Carlos Pace abrirá seus portões neste final de semana para receber os astros da mais badalada categoria do automobilismo mundial.
A prova que terá sua largada às 14 horas do domingo será a 22ª disputada no traçado situado em São Paulo, onde uma corrida extra-campeonato realizada em 1972 serviu como sondagem das possibilidades de o Brasil ter seu Grande Prêmio oficial, o que acabou acontecendo pela primeira vez no cada vez mais distante 11 de fevereiro de 1973, quando a pista da zona Sul da capital paulistana abrigou o 222º GP da história do ?circo?, uma prova que começou Ronnie Peterson largando na pole position, e terminou em festa verde e amarela, graças à vitória de Emerson Fittipaldi, o companheiro do sueco na equipe Lotus.
Ainda com seu traçado original de 7.960 metros, o circuito paulistano foi o endereço brasileiro do ?circo? também nos anos de 1974 ? quando Emerson voltou a vencer -, 1975, - quando aconteceu a única vitória da carreira de José Carlos ?Moco? Pace-, 1976 e 1977, anos nos quais o austríaco Niki Lauda tratou de colocar água no chopp dos donos da casa, vencendo as corridas.
No sexto GP oficial em solo brasileiro, o endereço do ?circo? foi o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sede da corrida de 1978 vencida pelo argentino Carlos Reutmann. Interlagos voltou a ser o foco de atenção dos fãs do ?circo? espalhados pelo mundo em 1979 e 1980, temporadas que precederam uma série de nove provas seguidas realizadas no Rio entre 1982 e 1989.
Como a prefeitura carioca pediu um aluguel altíssimo do traçado a partir daquele que seria o décimo GP seguido em Jacarepaguá ? em 1990 ?, o chefão do ?circo? Bernie Ecclestone ligou para o então Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Piero Gancia avisando que ou se viabilizaria um outro traçado brasileiro, ou a Fórmula 1 jamais retornaria ao país.
Foi em razão disso que Gancia lançou para a então prefeita de São Paulo Luiza Erundina o desafio de reformar Interlagos, adequando-o às exigências entre outubro de 1989 e março de 1990, quando o novo traçado com pouco mais de 4,000 metros foi usado pela primeira vez, e segue em uso até agora.
Você pode usar os links abaixo para conferir mais informações sobre os GPs realizados no Brasil, que no domingo terá sua 34ª corrida do ?circo?. |