Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Acontece domingo a 22ª prova do ?circo? em Interlagos
 
Polarizando as atenções de espectadores dos mais diversos pontos do planeta, já que pode ser a corrida na qual Fernando Alonso garantirá o título, o Autódromo Municipal José Carlos Pace abrirá seus portões neste final de semana para receber os astros da mais badalada categoria do automobilismo mundial.

A prova que terá sua largada às 14 horas do domingo será a 22ª disputada no traçado situado em São Paulo, onde uma corrida extra-campeonato realizada em 1972 serviu como sondagem das possibilidades de o Brasil ter seu Grande Prêmio oficial, o que acabou acontecendo pela primeira vez no cada vez mais distante 11 de fevereiro de 1973, quando a pista da zona Sul da capital paulistana abrigou o 222º GP da história do ?circo?, uma prova que começou Ronnie Peterson largando na pole position, e terminou em festa verde e amarela, graças à vitória de Emerson Fittipaldi, o companheiro do sueco na equipe Lotus.

Ainda com seu traçado original de 7.960 metros, o circuito paulistano foi o endereço brasileiro do ?circo? também nos anos de 1974 ? quando Emerson voltou a vencer -, 1975, - quando aconteceu a única vitória da carreira de José Carlos ?Moco? Pace-, 1976 e 1977, anos nos quais o austríaco Niki Lauda tratou de colocar água no chopp dos donos da casa, vencendo as corridas.

No sexto GP oficial em solo brasileiro, o endereço do ?circo? foi o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sede da corrida de 1978 vencida pelo argentino Carlos Reutmann. Interlagos voltou a ser o foco de atenção dos fãs do ?circo? espalhados pelo mundo em 1979 e 1980, temporadas que precederam uma série de nove provas seguidas realizadas no Rio entre 1982 e 1989.

Como a prefeitura carioca pediu um aluguel altíssimo do traçado a partir daquele que seria o décimo GP seguido em Jacarepaguá ? em 1990 ?, o chefão do ?circo? Bernie Ecclestone ligou para o então Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Piero Gancia avisando que ou se viabilizaria um outro traçado brasileiro, ou a Fórmula 1 jamais retornaria ao país.

Foi em razão disso que Gancia lançou para a então prefeita de São Paulo Luiza Erundina o desafio de reformar Interlagos, adequando-o às exigências entre outubro de 1989 e março de 1990, quando o novo traçado com pouco mais de 4,000 metros foi usado pela primeira vez, e segue em uso até agora.

Você pode usar os links abaixo para conferir mais informações sobre os GPs realizados no Brasil, que no domingo terá sua 34ª corrida do ?circo?.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados