|
500 Milhas da Granja Viana fecha inscrições com recorde |
|
Aberta no dia 1º, a reserva de vagas para a 9ª edição das 500 Milhas da Granja Viana foi encerrada com interesse recorde. De acordo com a organização do mais importante evento do kartismo nacional, 125 equipes apresentaram o pedido de inscrição. Nos próximos dias, o processo de seleção vai reduzir esse número ao máximo de 74 karts que o circuito comporta. ?Será uma preocupação e tanto?, admite Felipe Giaffone, falando em nome dos promotores. ?Gostaríamos muito que todos pudessem participar da prova, mas isso é fisicamente impossível?, lamenta.
Entre as 74 vagas estão incluídos os ?wild cards?, nomes de peso no automobilismo brasileiro e internacional que emprestam prestígio à prova. Entre eles devem figurar Tony Kanaan e um time inteiro formado por pilotos da equipe Andretti-Green na Fórmula Indy ? Brian Herta, Dario Franchitti, Dan Wheldon e Marco Andretti, filho de Michael Andretti. Felipe Massa também confirmou participação e alinhará em dois karts, enquanto um terceiro será liderado pelo irmão mais novo Dudu.
Além de contar com a compreensão daqueles que não conseguirem lugar no grid, Giaffone promete ajudar os donos de equipe a acomodar pilotos com os quais já estavam comprometidos. O regulamento determina o mínimo de três e o máximo de 10 participantes por kart. ?Sabemos que algumas equipes sempre encontram dificuldades para completar o quadro. Queremos colaborar na localização de pilotos que tenham interesse em correr e ainda não estejam colocados?, diz Giaffone.
As 500 Milhas da Granja Viana de 2005 serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro. O sistema classificatório introduzido no ano passado será mantido, o que significa que os cinco mais rápidos de cada grupo decidirão a pole em uma tomada individual com apenas uma volta lançada. A novidade nesta edição é a criação da categoria B, com o intuito de reduzir custos. Neste caso, os motores de 13 HPs serão exatamente os preparados no próprio kartódromo e utilizados na série Pró 500. ?Esses motores passaram por dinamômetro de rolo da ZF e a potência foi nivelada. O rendimento deles ficou rigorosamente igual?, explica Giaffone. Na categoria A, cada equipe continuará podendo desenvolver os próprios motores. |
 |
Marcos Ferreira |
|