|
Dois brazucas já fecharam ´Hat Tricks´ em Monza |
|
Dois pilotos brasileiros, Ayrton Senna e Rubens Barrichello, já conseguiram largar na pole position, fechar a volta mais rápida e completar na frente corridas da Fórmula 1 disputadas em Monza, que no domingo sediará a 15ª etapa da temporada 2005 do Mundial.
Considerando que o palco da prova do domingo já abrigou 54 provas do ?circo?, o número de ´Hat Tricks´ fechados até que é pequeno, já que além dos pilotos brasileiros, apenas mais cinco conseguiram fazer ?Barba, cabelo e bigode? na pista italiana.
O primeiro ´Hat Trick´ da história das passagens da Fórmula 1 pela Terra da Bota foi fechado por Alberto Ascari no cada vez mais distante terceiro GP disputado em Monza, corrida realizada no dia 7 de setembro de 1952 na qual o piloto italiano saiu na frente, venceu, e foi co-autor da melhor passagem, marcando a bordo de seu Ferrari 500 exatamente os 2min05s7 cravados também pelo argentino Jose Froilan Gonzalez, que competiu a bordo de um Maserati A6GCM.
A segunda vez em que um ´Hat Trick´ aconteceu foi na prova de 1960, quando o norte-americano Phil Hill foi senhor absoluto das ações a bordo de um Ferrari Dino 246. O inglês John Surtees, foi o terceiro a festejar um final de semana perfeito, na corrida realizada em 6 de setembro de 1964, quando saiu na frente, fechou a melhor passagem e ganhou a prova, também conduzindo um Ferrari, mas este do modelo 158.
O próximo ´Hat Trick´ em Monza foi fechado apenas em 1990, quando aconteceu a primeira Barba, cabelo e bigode verde e amarela, através de Ayrton Senna, impecável nas 53 voltas da prova que disputou a bordo de um McLaren-Honda MP4/5B.
Michael Schumacher fechou seu final de semana perfeito na disputa de 14 de semembro de 2003, quando usou o Ferrari F2003-GA para ser melhor que a concorrência durante todas as ações do final de semana.
Já no ano passado (2004), aconteceu o segundo ´Hat Trick´ brazuca no ?Autodromo Nazionale di Monza?, este fechado por Rubens Barrichello na chuvosa prova onde utilizou o Ferrari F2004 para completar as 53 voltas totais 1s391 à frente de Michael Schumacher, e com 10s197 de dianteira sobre o BAR do inglês Jenson Button. |
 |
Jorge Kraucher |
|