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Um drama no início de 1967 |
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O que tinha tudo para ser um sonho, por pouco não se transformou em pesadelo na ?12 Horas de Interlagos?, que abriu a temporada do automobilismo nacional de 1967.
Franco favorito, o Karmann Ghia Porsche de Emerson e Wilson Fittipaldi enfrentou uma série de problemas mecânicos, e os irmãos acabaram abandonando a disputa.
O modelo equipado com motor de 1600cc pilotado por Lian Duarte e Rodolfo Costa fazia uma corrida regular, ocupando a quinta colocação.
Mas foi através do carro empurrado por um propulsor de 2000cc, da dupla José Carlos Pace/Anísio Campos, que a Dacon viveu um verdadeiro drama.
Na liderança, com algumas voltas de vantagem sobre a Carretera Corvette de Camilo Christófaro/Eduardo Celidônio, o Karmann Ghia Porsche acabou parando no Retão em função de uma pane seca, já nos minutos finais da corrida, o que levou Anísio Campos ao desespero diante da possibilidade de perder uma vitória que parecia fácil.
Campos acabou recebendo a ajuda de Élvio Ringel, piloto que competia com um Renault 4CV para empurrar o Karmann Ghia Porsche, e no final da disputa mantinha o primeiro lugar, mas tinha o mesmo número de voltas da Carreteira de Christófaro.
Diante disso, Camilo apresentou um protesto contra a Dacon, que recebera ajuda externa, proibida pelo regulamento.
Após muitas discussões e algumas idas e vindas, Christófaro decidiu retirar seu protesto, o que acabou confirmando a vitória de José Carlos Pace/Anísio Campos. |
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Napoleão A. Ribeiro |
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