|
Carro mais rápido do Brasil aposenta motor 6 cilindros |
|
Foram 13 títulos paranaenses, 10 nacionais, duas quebras de recordes e uma velocidade máxima de 339km/h. Após uma longa história de sucesso, iniciada em 1989, o motor de seis cilindros em linha que equipa o Yellow Black Lethal, um Opala Comodoro 1977 da equipe Goodyear Scort Drag Racing, se aposentou com glórias merecidas durante a terceira etapa do Paranaense de Arrancada, disputada em julho, quando venceu mais uma prova. ?Devo tudo a ele nesses meus 16 anos de carreira. Minha história só existe por causa deste motor?, declarou Agenor Scortgagna, ou simplesmente Scort, responsável pela evolução da máquina que é o sonho de muitos fanáticos por arrancadas.
O motivo da aposentadoria do consagrado motor seis cilindros é a evolução que a categoria Pro Mod está sofrendo nesta temporada. Após algumas mudanças em seu regulamento, todos os principais concorrentes do ?Big Bear? (Grande Urso, como Scort é chamado) estão fazendo grandes investimentos em seus equipamentos. Para manter o nível de competitividade equiparado com o dos demais competidores e baixar cada vez mais os tempos, a Goodyear Scort Drag Racing instalará em seu Yellow Black Lethal número 888 um motor V8, especial para a Arrancada, importado da Chevrolet dos Estados Unidos. ?Nossos concorrentes estão investindo pesado em motores V8 e não podemos ficar atrás. Não dá pra ficar parado e precisamos nos adaptar ao regulamento e andar com o que de melhor existe no mercado para quebrar mais recordes, vencer mais campeonatos e levantar o povão que vem nos prestigiar nas arquibancadas?, explicou Scort, que lidera o Paranaense de Arrancada na categoria Pro Mod com 38 pontos, 13 a mais que Sandro José Bruno.
Para o folclórico piloto, conhecido tanto pelo carisma quanto pelo pé pesado, o grande investimento não é em vão e ele fará o possível para substituir à altura os motores de seis cilindros em linha de 1.100 cavalos de potência. ?Para mim seria muito cômodo continuar com os seis cilindros, mas o que estou fazendo não é à toa. Estou gastando tudo o que tenho para superar os limites e fazer o Autódromo de Curitiba (local das disputas do Paranaense de Arrancada) tremer mais que o Maracanã em dia de Fla-Flu?, completou o brincalhão Scort.
Confira todos os recordes do Opala Comodoro 1977, ou Yellow Black Lethal da Goodyear Scort Drag Racing, equipado com o motor de seis cilindros em linha:
Campeonatos Paranaenses: 13
Campeonatos Brasileiros: 10
Recorde na categoria Estruturada em 402,5 metros: 8s699
Recorde de velocidade: 339 km/h, cravados numa reta de 402,5 metros em Guaporé (RS) |
 |
Marcos Ferreira |
|