Será disputada no próximo domingo, no novíssimo Autódromo de Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho, a corrida número 17 da história do Campeonato Brasileiro de Endurance.
A prova no traçado de 3.530 metros inaugurado no último dia 12 de junho pelo Speed Show será a quarta do Endurance realizada no Rio Grande do Sul, estado que abrigou as corridas de encerramento das temporadas de 2002 e 2003 (duas vezes dentro da 12 Horas de Tarumã), e uma ?500 Kilometrosde Tarumã?, a segunda disputa do campeonato do ano passado (2004).
Por jamais terem corrido na pista situada a 150 quilômetros de Porto Alegre, nenhum dos pilotos do Brasileiro de Endurance tem qualquer referência a respeito do traçado de Santa Cruz, o que, todavia, não os colocará em desvantagem frente aos gaúchos, já que também eles jamais correram por lá.
A programação do final de semana prevê além da corrida do Brasileiro, que terá os carros de suas cinco categorias dividindo a pista com os do Gaúcho de Endurance e do certame da categoria D3, de Turismo, ainda as disputas de prosseguimento dos campeonatos de Marcas e da Copa Fusca gaúcha.
Os treinos livres começam nesta quinta-feira à tarde, e prosseguem na sexta-feira. Para o sábado, a programação prevê as sessões de classificação, e duas corridas da Fórmula 1.6, categoria gaúcha de monopostos que tem os carros empurrados por motores AP dotados de injeção eletrônica.
No domingo as atividades terão início às 8h10, com a prova da Copa Fusca, e serão encerradas após as cerca de três horas de disputas da 500 quilômetros de Santa Cruz, a prova número 3 da temporada 2005 do Brasileiro de Endurance, que terá sua largada autorizada ao meio-dia. |