|
Adversários erram, e Bourdais vence em Edmonton |
|
A sorte que faltou nos treinos para a prova em Edmonton sorriu para o francês Sebastien Bourdais na corrida válida pela sétima etapa da temporada 2005 da Champ Car, disputada domingo.
Prejudicado por um erro que ele próprio cometeu na sessão de classificação da sexta-feira, e sem chances de melhorar sua marca no sábado em função da chuva, Bourdais teve de fazer uma verdadeira ?corrida contra o prejuízo? após a saída da décima vaga do grid.
Um ritmo forte aliado a uma excelente estratégia fez com que o francês que levantou o título do ano passado fosse ganhando posições, mas, durante boa parte da disputa uma vitória seria impensável, já que os pilotos da RuSPORT comandavam as ações até com certa tranqüilidade.
Mas, na parte final da disputa, erros dos adversários acabaram valendo a vitória a Bourdais. Primeiro foi o inglês Justin Wilson, que na 79ª volta rodou e caiu para a oitava posição, com o norte-americano AJ Allmendinger completando o final de semana para esquecer da RuSPORT, ao bater contra o muro e ter de abandonar em razão da quebra da suspensão de seu carro, na 81ª passagem.
Com o caminho aberto, Sebastien Bourdais conquistou sua segunda vitória na temporada na disputa em que o espanhol Oriol Servia completou dobradinha da Newman-Haas, e que teve o terceiro degrau do pódio ocupado pelo canadense Paul Tracy.
O melhor brasileiro na prova foi o paranaense Ricardo Sperafico, da Dale Coyne, que recebeu a quadriculada na décima posição, duas adiante de seu primo Alexandre Sperafico, da HVM.
Cristiano da Matta, da PKV, deu seqüência à sua série de abandonos após a vitória na corrida em Portland, ficando fora já na sétima volta da disputa em Edmonton, em função de um problema na suspensão. Agora, o mineiro amarga a décima posição na tabela.
Confira abaixo o resultado da disputa do domingo, e como ficou a classificação do campeonato que prosseguirá num traçado montado nas ruas do centro da cidade de San Jose, na Califórnia, no próximo dia 31 de julho.
Resultado
1) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), 88 voltas em 1h38min55s730
2) Oriol Servia (ESP, Newman-Haas Racing), a 0s595
3) Paul Tracy (CAN, Forsythe Championship Racing), a 1s334
4) Justin Wilson (ING, RuSPORT), a 1s614
5) Mario Dominguez (MEX, Forsythe Championship Racing), a 12s041
6) Ronnie Bremer (DIN, HVM), a 12s397
7) Alex Tagliani (CAN, Team Australia Racing), a 1 volta
8) Marcus Marshall (AUS, Team Australia Racing), a 1 volta
9) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), a 1 volta
10) Ricardo Sperafico (BRA, Dale Coyne Racing), a 1 volta
Classificação
1) Sebastien Bourdais (FRA), 182 pontos
2) Paul Tracy (CAN), 161
3) Justin Wilson (ING), 152
4) Oriol Servia (ESP), 135
5) A.J. Allmendinger (EUA), 122
6) Jimmy Vasser (EUA), 115
7) Alex Tagliani (CAN), 111
8) Mario Dominguez (MEX), 104
9) Timo Glock (ALE), 90
10) Cristiano da Matta (BRA), 88 |
 |
Jorge Kraucher |
|