Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O Prótotipo Camber, ou ?Patinho Feio?
Quinta-feira, 23 de Junho de 2005
 
Junte um chassi de Fusca capotado, quatro estudantes de Brasília e invente um carro!

Foi essa a receita que deu origem a um dos mais curiosos carros de corrida nacionais, responsável pelo início da carreira de dois pilotos que chegaram à Fórmula 1, um deles sagrando-se tri-campeão mundial.

Tudo começou em 1967, quando Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo Monteiro Filho, João Luiz da Fonseca e José Álvaro Vassallo, o ?Zeca?, à época estudantes, resolveram pegar o chassi de um Fusca 1200 do pai de Alex, que havia capotado, e transformá-lo num carro de corrida.

Depois de muita martelada e improvisações, ficou pronto o ?carro de corrida? com carroceria de chapa de aço construído sobre uma plataforma do ?Fusquinha?, e equipado com um ?possante? motor VW de 1.192cc.

A estréia do modelo que logo ganhou o apelido de ?Patinho Feio? aconteceu na 500 Km de Brasília realizada em 17 de setembro de 1967, quando o traçado armado nas ruas da Capital Federal recebeu 33 carros, dentre os quais um Alfa GTA pilotado por Ubaldo Lolli, um Karmann Ghia Porsche 2000cc de Aylton Varanda, um Renault R-8 1300cc conduzido por Marivaldo Fernandes, o Alfa Giulia TIS de Emílio Zambello, um VW Sedan 1500cc de Ênio Garcia, dois Karmann Ghia 1500cc e diversos DKW Vemag, Renault 1093, FNM JK e VW 1300.

Pilotado por Alex Dias Ribeiro, que teve como companheiro João Luiz da Fonseca, o estreante ?Patinho Feio? nº 17 saiu das últimas posições do grid, com toda a chance de passar desapercebido, exceto no quesito ?feiúra?.

Acontece que, um a um, os favoritos foram ficando pelo caminho, uma seqüência de baixas que teve início quando o Karmann Ghia Porsche de Varanda teve problemas no motor, e prosseguiu com as capotagens do Alfa Giulia TIS de Zambello e do VW Sedan 1500 de Garcia.

Mais tarde, outros carros foram ?ficando? em função de problemas mecânicos, permitindo que a parte final da prova tivesse a liderança tranqüila do Alfa GTA, a segunda posição ocupada pelo Renault R-8 e o ?Patinho Feio? surgisse no terceiro lugar.

Nos instantes finais, o R-8 da marca francesa teve a junta do cabeçote queimada, e o ?Patinho Feio? acabou conquistando um brilhante segundo lugar em sua prova de estréia, um resultado que nem o mais otimista dos amigos de Alex Dias Ribeiro e João Luiz da Fonseca poderia imaginar.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 24/08 - Segue a série histórica
 23/08 - Karmann Ghia Porsche: estréia com vitória
 23/08 - A Dacon, e a volta às pistas
 23/08 - A era pós-Dacon
 23/08 - Um drama no início de 1967
 23/08 - Um ?1-2-3? na última prova da equipe
 23/08 - Confira as informações técnicas do Karmann Ghia Porsche
 23/08 - Veja as participações do Karmann Ghia Porsche nas provas
 23/06 - Veja as participações do Camber VW nas provas
 23/06 - Confira as informações técnicas do Camber VW
 23/06 - Mais um capítulo da história de nossos carros de corrida
 23/06 - Piquet e Pacheco ?rescucitaram? o ?Patinho Feio?
 23/06 - A evolução e os problemas
 23/06 - A prova goiana, e um novo ?point? no DF
 14/05 - Veja as participações do DKW Malzoni nas provas
 12/05 - Confira a ficha técnica do DKW Malzoni
 12/05 - Campeão surpreendido
 12/05 - Cariocas na quarta posição
 12/05 - Uma grande corrida
 12/05 - O ?III?: pesado demais

1 2

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados