Uma curiosidade em torno da prova carioca do Brasileiro de Endurance, a ?500 Km do Rio de Janeiro?, que será disputada neste domingo, fica por conta do fato de que dentre os doze pilotos que ocupam a liderança das tabelas das diversas categorias, apenas três já conquistaram vitórias em Jacarepaguá.
As exceções ficam por conta de Giuliano Losacco, da categoria ?I?, e de Lucas Molo e Nélson Silva Júnior, da ?IB?.
Para os demais, vencer uma disputa na pista situada na Zona Oeste da capital carioca segue sendo um objetivo ainda inédito, como você pode conferir abaixo.
Categoria I
Líderes atuais Augusto ?Guto? Negrão e Giuliano Losacco
Envolvido com as disputas do Brasileiro da Stock Car, Guto Negrão sequer se inscreveu para a prova disputada em 2003, quando Losacco dividiu a pilotagem de um Protótipo MCR/VW Turbo com Xandy Negrão e Luiz Otávio Paternostro. O carro, porém sofreu um princípio de incêndio, não conseguindo ir além da 15ª posição pela classificação geral, oitava e última pela categoria.
Losacco tornou-se exceção na corrida de encerramento do campeonato do ano passado, quando dividiu a pilotagem de um Audi TT DTM com Xandy Negrão. Por ordem médica, Guto acabou novamente não participando da disputa carioca.
Categoria IB
Líderes atuais Lucas Molo e Nélson Silva Júnior
Criada no início do ano passado, a categoria ?IB? obviamente não disputou a corrida do dia 26 de outubro de 2003.
Usando um modelo Ferrari 360 Modena, a dupla que estreou um 550 Maranello da marca italiana na prova de abertura do atual campeonato passou a integrar a lista de exceções na disputa que encerrou a última temporada, realizada no dia 14 de novembro.
Categoria II
Líderes atuais Belmiro Ferreira Jr., Matt Jansen e Nélio Weiss
Na prova de 2003, Ferreira Júnior e seus então companheiros Chico Malta e Nélio Weiss não conseguiram superar o Maverick dos cariocas Roberto Aranha e Euclides "Kid" Aranha, cruzando a linha de chegada na segunda posição pela categoria.
No ano passado, já com o norte-americano Jansen no lugar de Chico Malta, Belmiro decidiu não levar seu Omega para Jacarepaguá, e a vitória ficou para o mesmo tipo de carro, que teve a pilotagem do pai Luiz Roberto Coutinho Nogueira e do filho Roberto Coutinho Nogueira.
Categoria III
Líderes atuais Fábio Machado, Paulo Varassim e Lorenzo Varassim
Nenhum dos pilotos que atualmente ocupam a liderança da tabela da categoria ?III? participou da disputa realizada no Rio em 2003.
Em 2004, os Varassim novamente não foram ao Rio de Janeiro, e Fábio Machado, que então teve como companheiro o também paranaense Ângelo Batistella, não conseguiu ir além da terceira posição da categoria que teve o topo do pódio ocupado pela dupla Aldo Piedade Jr/Rene Junqueira (RJ).
Categoria IV
Líderes atuais Carlos Dantas e Amadeu Rodrigues
Nem Dantas nem Rodrigues foram inscritos para a prova de 2003.
Na corrida que encerrou o certame do ano passado, a dupla teve problemas com a carburação do Gol, e acabou concluindo no segundo lugar a disputa que teve a vitória do carioca Rodrigo de Paoli e do brasiliense Ewaldo Telles, que a bordo de um Corsa protagonizaram belos ?pegas? com os paulistas.
Para conferir as tabelas com as pontuações de cada categoria, use os links abaixo. |