Até a não muitos anos, era praticamente impossível saber quem havia vencido onde, quanto e quanto dentro da Stock Car, situação que começou a mudar em outubro de 2003, quando graças aos dados apurados e depois complementados respectivamente por Paulo Lava e Napoleão Augusto Ribeiro, o Speed On Line publicou a primeira parte dos resultados da mais antiga categoria do automobilismo brasileiro.
Porém, salvo através da navegação através das páginas de resultados de cada um dos autódromos pelo qual a categoria já havia passado, e a realização de um sem-número de anotações, era praticamente impossível saber quem esteve quantas vezes no pódio, e tampouco era viável verificar qual o melhor ou o pior traçado para cada piloto no que diz respeito à participação na festa do champanhe.
Em meados de outubro do ano passado, uma primeira versão de um ranking de presenças nos pódios estava pronta, mas a simplicidade das informações, trazendo exclusivamente os totais de participações em cerimônias de premiação, mantinha em suspenso as respostas às questões de quem venceu quanto e onde.
À época, a conclusão do trabalho foi suspensa por dois fatores: havia ainda duas provas a disputar no ?ano 26? do Campeonato Brasileiro, e, principalmente, estava em curso a apuração de mais informações por parte de Napoleão Ribeiro, o que tornaria uma eventual publicação do levantamento pouco duradoura, visto que em seguida iria acontecer sua atualização.
Passou-se o tempo, os dados de 26 certames da Stock Car foram praticamente todos apurados por Ribeiro, passando então a fazer sentido debruçar-nos sobre a idéia de transformá-los em estatísticas, que começamos a publicar agora, e estaremos complementando nos dias seguintes.
Esperamos que goste.
Boa navegação. |