A 26ª edição, corrida disputada em Brasília no dia 19 de janeiro de 1997 que Nelson Piquet, Johnny Cecotto e Steve Soper venceram a bordo de um McLaren GTR/BMW, foi a que teve a maior média horária da história da Mil Milhas Brasileiras.
Na pista que o tricampeão Mundial de Fórmula 1 arrendou, Piquet, Cecotto e Soper conseguiram manter a fantástica média de 160,147 km/h, velocidade que até agora não foi superada.
No segundo lugar do ranking de maiores médias horárias aparece a 18ª Mil Milhas, corrida que foi disputada ainda no antigo traçado de Interlagos no dia 23 de janeiro de 1988, quando Zeca Giaffone conquistou uma das cinco vitórias que o colocam como o maior vitorioso de todos os tempos na competição.
Foi em Interlagos, o palco original da corrida que além da do Distrito Federal teve outra edição disputada fora, em 1999, em Curitiba, que aconteceram as duas menores médias horárias registradas na história da competição que vai acontecer pela 33ª vez no próximo dia 25 de janeiro.
A Mil Milhas com menor média horária foi a 4ª, realizada em 21 de novembro de 1959, quando Catharino Andreatta e Breno Fornari percorreram os então 8 quilômetros do traçado à média de 98,185 km/h.
Confira abaixo a média de cada uma das edições da Mil milhas disputadas até agora.
Prova | Data | Pista/ext. | Média | 26ª edição | 19/01/1997 | Brasília / 5,475 m | 160,147 km/h | 18ª edição | 23/01/1988 | Interlagos / 7,874 m | 139,275 km/h | 24ª edição | 08/04/1995 | Interlagos / 4,325 m | 139,058 km/h | 19ª edição | 21/01/1989 | Interlagos / 7,874 m | 138,738 km/h | 15ª edição | 25/01/1985 | Interlagos / 7,874 m | 136,676 km/h | 30ª edição | 27/01/2002 | Interlagos / 4,309 m | 136,013 km/h | 16ª edição | 26/01/1986 | Interlagos / 7,874 m | 135,259 km/h | 29ª edição | 27/01/2001 | Interlagos / 4,309 m | 135,074 km/h | 32ª edição | 25/01/2004 | Interlagos / 4,309 m | 134,828 km/h | 31ª edição | 26/01/2003 | Interlagos / 4,309 m | 134,390 km/h | 28ª edição | 19/12/1999 | Curitiba / 3,717 m | 134,352 km/h | 23ª edição | 22/01/1994 | Interlagos / 4,325 m | 133,481 km/h | 27ª edição | 20/12/1998 | Interlagos / 4,292 m | 131,757 km/h | 17ª edição | 25/01/1987 | Interlagos / 7,874 m | 128,710 km/h | 12ª edição | 20/12/1981 | Interlagos / 7,874 m | 128,125 km/h | 20ª edição | 08/04/1990 | Interlagos / 4,325 m | 125,304 km/h | 13ª edição | 30/01/1983 | Interlagos / 7,874 m | 125,138 km/h | 10ª edição | 22/11/1970 | Interlagos / 7,960 m | 125,132 km/h | 11ª edição | 09/12/1973 | Interlagos / 7,960 m | 124,763 km/h | 21ª edição | 26/01/1992 | Interlagos / 4,325 m | 122,905 km/h | 14ª edição | 22/01/1984 | Interlagos / 7,874 m | 121,593 km/h | 22ª edição | 24/01/1993 | Interlagos / 4,325 m | 117,630 km/h | 9ª edição | 02/11/1967 | Interlagos / 8,000 m | 113,946 km/h | 8ª edição | 19/11/1966 | Interlagos / 8,000 m | 111,933 km/h | 7ª edição | 17/11/1965 | Interlagos / 8,000 m | 107,267 km/h | 6ª edição | 25/11/1961 | Interlagos / 8,000 m | 105,443 km/h | 5ª edição | 23/11/1960 | Interlagos / 8,000 m | 104,372 km/h | 3ª edição | 19/11/1958 | Interlagos / 8,000 m | 102,698 km/h | 2ª edição | 23/11/1957 | Interlagos / 8,000 m | 101,401 km/h | 1ª edição | 24/11/1956 | Interlagos / 8,000 m | 98,910 km/h | 4ª edição | 21/11/1959 | Interlagos / 8,000 m | 98,185 km/h | 25ª edição | 20/04/1996 | Interlagos / 4,325 m | Não disponível |
Pesquisa: Napoleão Augusto Ribeiro
|