|
Martins vence e Monteiro é o campeão da temporada |
|
O paulista Renato Martins marcou sua primeira vitória neste ano na nona e última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), que definiu o título a favor do pernambucano Beto Monteiro, que cruzou a linha de chegada na quarta colocação.
Esse resultado definiu o título sem a necessidade do julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo por recursos sobre desclassificações durante a temporada. Monteiro foi o campeão legítimo, com resultados na pista e deu à Ford seu primeiro título na categoria.
Foi também o primeiro título de Beto Monteiro na Fórmula Truck, que começou correndo de kart em 1990, correu em algumas categorias de turismo no Brasil e teve experiência em algumas provas com a Fórmula 3 Italiana. Monteiro que liderou a temporada até a sétima etapa, chegou em Brasília como vice-líder com três pontos atrás do paranaense Wellington Cirino, bicampeão da categoria.
Ele fez uma corrida administrando sua posição em relação aos adversários e poupou ao máximo seu equipamento sobre o forte calor que fez em Brasília neste domingo. Jogando com a possibilidade de quebra de seus adversários na briga pelo título de 2004 - além de Wellington Cirino, Roberval Andrade terceiro colocado e Jonatas Borlenghi quarto -, Monteiro viu logo na primeira volta que a sorte o estava ajudando.
Seu maior adversário e principal favorito ao título ficou logo na primeira volta com o estouro do motor do Mercedes-Benz campeão de 2003. Cinco voltas depois foi a vez de Jonatas Borlenghi que já havia rodado uma vez e voltou a sair da pista quando a roda traseira do seu Volkswagen passou por cima do óleo do motor do seu próprio caminhão. Roberval chegou a liderar, mas chegou em oitavo.
A corrida foi marcada pelo acidente do paranaense Leandro Totti, que capotou seu Ford a mais de 180 km/h parando pouco antes da ponte de acesso para o paddock. O acidente ainda causou o incêndio no caminhão que envolveu toda a equipe de salvamento e resgate da Fórmula Truck. O piloto que saiu pelo pára-brisa quebrado não sofreu nada além de alguns arranhões nos braços.
Confira os dez melhores da corrida:
1º) Renato Martins (SP, RM Competições, VW), 26 voltas em 1h15m11s495
2º) Geraldo Piquet (DF, ABF Competições, M), a 0s533
3º) Roberval Andrade (SP, M.A. Motorsport, S), a 1s258
4º) Beto Monteiro (PE, Fogaça Motorsport, F), a 4s474
5º) Beto Napolitano (SP, RM Competições, VW), a 5s967
6º) Djalma Fogaça (SP, Fogaça Motorsport, F), a 9s279
7º) José Cangueiro (SP, ABF Competições, M), a 12s207
8º) Pedro Muffato (PR, M.A. Motorsport, S), a 14s330
9º) Jorge Fleck (RS, ABF Competições, V), a 14s516
10º) Fabiano Brito (PR, ABF Competições, V), a 20s707 |
 |
Luiz Rodrigues |
|