|
Stock Car: Ingo recebe homenagem por seus 30 anos de carreira |
|
Aos 48 anos, Ingo Otto Hoffmann continua competente e competitivo como naquele longíquo 7 de maio de 1972, quando o garoto, ainda sonhador, deu sua primeira volta para valer em Interlagos. Ao entrar em sua 30ª temporada consecutiva nas pistas, Ingo receberá uma homenagem da Associação Brasileira de Pilotos de Stock Car durante a sexta etapa do Campeonato Brasileiro da categoria, a ser disputada no domingo, dia 22, no mesmo autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Ingo é uma unanimidade. Aos 48 anos, o piloto paulistano consolidou sua imagem de colecionador de títulos nas diversas categorias por onde passou e comprova o pleno vigor de seu ímpeto nas pistas com a campanha de reabilitação que cumpre na luta pelo 12º título na Stock.
Foi justamente no circuito paulista, no distante 7 de maio de 1972, que Hoffmann deu a largada a uma das carreiras mais bem sucedidas do automobilismo nacional, com a participação num torneio para pilotos estreantes. Conquistou um quarto lugar na terceira rodada e terminou a competição em oitavo. Nascia ali um dos maiores talentos do país, condição que seria confirmada, além das várias conquistas, pela eleição como "Piloto do Século", em 1999, pela revista "Racing", maior publicação brasileira dedicada ao esporte automotor.
No exato momento em que se aproxima da marca de uma centena de vitórias em provas oficiais e extra-oficiais, Ingo, hoje defendendo as cores da Filipaper Racing, demonstra plena convicção na chance de reduzir a diferença de 29 pontos que o separa do bicampeão Chico Serra. Uma situação adversa que não chega a ser uma novidade para o multicampeão que, dentre tantas vitórias, guarda com carinho especial as duas que conquistou sob chuva no campeonato de 2000, em Curitiba e no Rio de Janeiro, ambas largando em último lugar.
A experiência acumulada em 30 temporadas no automobilismo dá vazão às pretensões de Hoffmann de descontar a diferença. Na etapa passada da Vectra Stock, em Brasília, ele largou da pole-position e liderou todas as voltas da prova, conquistando a primeira vitória no ano. Embora dê mais importância a resultados que a estatísticas, o piloto reconhece que ser campeão em seu 30º ano no automobilismo tem um gosto especial. "Estamos no caminho certo. Ainda há muita água para rolar, vou buscar esse caneco", promete.
|
 |
Marcos Abreu Ferreira |
|