O Audi TT DTM que participou da prova com a pilotagem de Xandy e Xandynho Negrão, e do campeão brasileiro da Stock Car V8 Giuliano Losacco, deu um passeio pelo traçado em Jacarepaguá, vencendo com facilidade a ?500 Kilometros do Rio de Janeiro?, corrida que valeu pela quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance.
Com Xandy na pilotagem, a máquina dos quatro elos que largou na pole position foi mantida na frente até a quinta volta, quando o Protótipo ZF/Chevrolet que largou pilotado por Paulo Roberto Bonifácio assumiu o comando das ações, o que prometia para a última etapa do certame a reedição das boas brigas que ambas as máquinas travaram em pelo menos três das disputas anteriores.
Mas a promessa de ?pegas? entre o carro que Negrão comprou na Alemanha e aquele que Zeca Giaffone produziu por aqui com base no modelo Rilley & Scott norte-americano, acabou não se confirmando, já que no 14º giro ?Boni? acabou ficando pelo caminho com o câmbio quebrado, o que tirou as chances de Alceu Feldmann de pilotar na corrida carioca.
Um incêndio, e bons ?pegas?
Quem achou que a quebra do Protótipo ZF selou os rumos da tabela da divisão ?I? e da própria corrida, que a partir dali seria monótona, enganou-se, já que uma verdadeira ?briga de foice? ainda seria travada, e um princípio de incêndio acabaria movimentando bastante as coisas na pista da Zona Oeste da capital carioca.
As boas brigas ficaram por conta de Amadeu Rodrigues e Rodrigo de Paoli, que respectivamente com um Gol e um Corsa fechavam volta após volta com tempos muito próximos aos das classificatórias na disputa pela vitória na categoria ?IV?.
O princípio de incêndio foi aquele ocorrido no Ferrari 360 Modena de Lucas Molo, que apesar do enorme susto, pode retornar à prova atrás do título da categoria ?IB?.
Durante as 102 voltas totais da corrida, houve uma única intervenção do Safety Car, na 44ª volta, quando o Protótipo Aldee Spyder número 66 da dupla Aristides Aranha/Istvan Minach ficou preso à brita depois de escapar da pista.
A quadriculada apontou a vitória do Audi de Negrão/ Negrão/ Losacco pela categoria ?I?, do Ferrari 360 Modena ?chamuscado? de Molo/Silva Júnior pela ?II?, do Protótipo Scorpius de Piedade Jr./Junqueira pela ?III?, e do Corsa De Paoli/Telles na categoria ?IV?. |