|
Números idênticos, mas favorável a Cirino em Tarumã |
|
Com dois pilotos rigorosamente empatados na liderança da tabela, o pernambucano Beto Monteiro e o paranaense Wellington Cirino, a Fórmula Truck entra na pista do Autódromo Internacional de Tarumã nesta sexta-feira para os treinos livres da oitava e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro 2004, uma corrida que vai acontecer no domingo onde os paulistas Roberval Andrade, Jonatas Borlenghi e Renato Martins vão tentar manter vivas as chances matemáticas que ainda têm de alcance do status de melhor da temporada.
Dentre os líderes, que têm 112 pontos, a retrospectiva é idêntica não apenas na pontuação, mas, também no número de vitórias, já que Monteiro colocou seu Ford na frente em Caruaru e Goiânia, e Cirino tinha seu Mercedes Benz adiante de todos os demais caminhões nas provas em Guaporé e Cascavel numa temporada onde dois dos três pilotos que ainda podem ?chegar lá? contabilizam vitórias: Andrade, com seu Scania, em Interlagos, e Borlenghi, com seu Volkswagen, na prova de Londrina.
Cirino é tricampeão em Tarumã
Se até o momento tanto os números quanto a quantidade de vitórias na temporada mostram dados comuns entre Monteiro e Cirino, na retrospectiva das corridas oficiais da Fórmula Truck já disputadas em Tarumã os dados são todos favoráveis ao paranaense, que desde 2001 não deixou de vencer uma prova sequer no traçado situado em Viamão onde o pernambucano jamais chegou na frente.
Desde que a categoria dos ?Pesadões? foi oficializada pela CBA, em 1996, já aconteceram oito provas oficiais na pista de 3.016 metros, com a primeira delas tendo sido vencida por Sérgio Drugovich, paranaense que colocou seu Scania na frente também na disputa de 1997.
Em 1998 aconteceu a terceira vitória de um Scania, mas desta vez através de Oswaldo Drugovich Jr. com as provas de 1999 e 2000 tendo sido dominadas pelo gaúcho Jorge Fleck, a bordo de modelos Volvo.
Nas corridas de 2001, 2002 e do ano passado, o brilho foi maior na estrela de três pontas do Mercedes Benz de Wellington Cirino.
Confira abaixo os vencedores das provas oficiais em Tarumã, e a classificação da temporada.
Todos os vencedores em Tarumã
1996 - Sérgio Drugovich (PR, Scania)
1997 - Sérgio Drugovich (PR, Scania)
1998 - Oswaldo Drugovich Jr. (PR, Scania)
1999 - Jorge Fleck (RS, Volvo)
2000 - Jorge Fleck (RS, Volvo)
2001 - Wellington Cirino (PR, Mercedes Benz)
2002 - Wellington Cirino (PR, Mercedes Benz)
2003 - Wellington Cirino (PR, Mercedes Benz)
Classificação
Veja os números da temporada 2004
1) Beto Monteiro (PE, Ford), 112 pontos
= Wellington Cirino (PR, Mercedes-Benz), 112
3) Roberval Andrade (SP, Scania), 90
4) Jonatas Borlenghi (SP, Volkswagen), 80
5) Renato Martins (SP, Volkswagen), 69
6) Leandro Totti (PR, Ford), 43
7) Vignaldo Fizio (SP, Mercedes-Benz), 37
8) Djalma Fogaça (SP, Ford), 32
9) Jorge Fleck (RS, Volvo), 25
10) Fred Marinelli (SP, Scania), 22
Levantamento dos vencedores em Tarumã: Paulo Lava |
 |
Jorge Kraucher |
|