|
Vitórias brazucas no Brasil-5: Piquet 1986 |
|
Três anos depois de ganhar no Rio de Janeiro, Nelson Piquet voltou a chegar na frente numa prova da Fórmula 1 disputada em Jacarepaguá, desta vez no dia 23 de março 1986, numa corrida que começou com festa pela conquista da pole position por Ayrton Senna, e terminou com Nelson festejando aquele que foi o quinto triunfo brazuca em corridas ?domésticas? da Fórmula 1.
Disputada sob calor fortíssimo, a corrida que marcou a abertura da temporada começou com Ayrton Senna mantendo a liderança, e com Nigel Mansell pisando fundo em seu Williams para superar o brasileiro da Lotus.
Acontece que a máxima da física diz que ?dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo?, e o inglês comprovou isso na prática, terminando com seu bólido Turbo ?pregado? no guard-rail, ainda na primeira volta.
Piquet, que estreava na Williams, ameaçou, mas não chegou a atacar Senna, pelo menos até a segunda volta. Uma passagem mais tarde, aí sim o carioca superou o piloto paulista na reta principal de Jacarepaguá, levando ao delírio seus conterrâneos que compareceram em bom número às arquibancadas.
Na primeira parada dos dois brasileiros para reabastecimento, Alain Prost ? que viria a conquistar o título no final daquele ano -, assumiu o comando da disputa onde havia amargado apenas a 13ª posição no grid, mantendo-se na frente de Piquet até que viesse o aviso do computador de bordo de seu carro sobre o consumo excessivo de combustível, o que fez o francês ?tirar o pé?, do que Piquet se aproveitou para reassumir o comando das ações.
Senna ainda liderou a 42ª volta, mas Piquet reassumiu o controle da situação no 43º giro, quando começou a pisar fundo para cruzar com 34s827 de vantagem para Ayrton Senna a linha de chegada da segunda vez em solo brasileiro em que dois brasileiros foram ao pódio, festejando bastante seus feitos ao lado de Jacques Laffite, piloto da Ligier que conquistou o terceiro lugar. |
 |
Napoleão A. Ribeiro |
|