Na terceira corrida oficial da Fórmula 1 no Brasil ? disputada sob forte calor no dia 26 de Janeiro de 1975 ?, aconteceu aquela que foi a terceira vitória consecutiva de um piloto brasileiro, desta vez através de José Carlos Pace, o ?Moco?, que morreria dois anos mais tarde, vítima de um acidente aéreo na região de Mairiporã.
Saindo da pole position, o argentino Carlos Reutemann conseguiu manter seu Brabham BT44B/ Ford adiante de todos os demais carros, mas na quinta volta acabou sendo ultrapassado por Jean Pierre Jarier, que com um Shadow DN5/Ford começou a conquistar grande vantagem na liderança.
Pilotando um modelo BT44B da Brabham, Moco passou a ocupar a segunda colocação na 14ª das 40 voltas totais, com o francês Jarrier ainda ganhando vantagem.
Porém, quando faltavam 8 voltas para a quadriculada, a sorte sorriu para Pace, que com a quebra do carro de Jean-Pierre conquistou sua primeira e única vitória na Fórmula 1, formando dobradinha verde e amarela num pódio que além de Emerson Fittipaldi teve a presença de Jochen Mass, da McLaren.
Wilson Fittipaldi Jr. participou da corrida com o Fittipaldi FD02/Ford (conhecido pelo nome do patrocinador ?Copersucar?), recebendo a preto-e-branca no 13º lugar, uma volta atrás do vencedor. |