Sem sucesso na tentativa de chegar a um consenso entre os representantes dos dez times quanto às regras para o próximo ano, a Federação Internacional de Automobilismo usou a ?canetada? para ditar as normas que vão reger o campeonato de automobilismo mais badalado do planeta a partir de 2005.
O ?pacotão de novidades? divulgado nesta sexta-feira em Interlagos altera as regulamentações quanto aos pneus, à parte aerodinâmica e aos motores que empurrarão os bólidos a partir do próximo campeonato, passando a valer a partir do próximo dia 1º de março.
No que diz respeito à aerodinâmica, as asas dianteiras das máquinas serão fixadas mais altas, enquanto os aerofólios traseiros terão seu tamanho diminuído, o que, se estima, reduzirá em cerca de 20% o ´downforce´, com pouco prejuízo no que diz respeito ao arrasto, o que, julga-se, vai deixar os carros mais ´nervosos? beneficiando os pilotos com maior habilidade.
O número de pneus a que cada piloto terá direito será reduzido, ficando limitado ao uso de um mesmo jogo para a sessão de classificação e a corrida, o que no entender da FIA reduzirá as velocidades dos carros nas curvas, já que a borracha usada na fabricação terá obrigatoriamente de ser mais dura.
Quanto aos motores, terão, via redução da potência, de ter aumentada a vida útil para dois finais de semana, sendo capazes de suportarem oito treinos, duas sessões de pré, duas de classificação, e duas provas completas. |