Pilotando um Lotus 72D/Ford, Emerson Fittipaldi conquistou a primeira vitória brasileira num Grande Prêmio ?doméstico? no dia 11 de fevereiro de 1973, quando o então ainda extenso traçado do Autódromo Municipal de Interlagos tinha 7.960 metros.
Disputada sob calor forte, a corrida que foi a primeira oficial da Fórmula 1 em nosso país não teve muitas emoções, já que Fittipaldi ultrapassou seu companheiro na equipe Lotus Ronnie Peterson ainda no início da corrida, e Jackie Stewart - que se sagraria campeão ao final da temporada que foi sua última no ?circo? -, acomodou-se no segundo lugar, cruzando a linha de chegada com 13s500 de desvantagem em relação ao vencedor, que foi ao pódio acompanhado ainda por Jacky Ickx, piloto da Ferrari que assumiu o terceiro lugar na 6ª das 40 voltas totais.
A prova que o pole position Peterson abandonou depois de ter tido problemas com a roda de seu carro teve a participação de três outros pilotos brasileiros: Luiz Pereira Bueno, o 12º colocado a bordo de um Surtees TS9B/Ford, José Carlos Pace (companheiro de equipe de Bueno), que abandonou por quebra da suspensão do carro, ficando com o 15º lugar, e Wilson Fittipaldi Jr. que teve problemas de vazamento de óleo em seu Brabham BT37/Ford, também abandonando, e ficando com a 19ª posição. |