O hoje denominado Autódromo Municipal José Carlos Pace (que ganhou este nome em 1987), foi palco até aqui de 21 das 31 corridas oficiais de Fórmula 1 já disputadas em nosso país, onde as demais provas aconteceram na pista do atual Autódromo Internacional Nelson Piquet, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A primeira vez que o então ainda denominado ?Autódromo de Interlagos? abrigou uma corrida foi no dia 11 de fevereiro de 1973, quando o traçado percorrido pelos bólidos foi o de 7.960 metros, que abrigou corridas até o ano de 1980, o segundo consecutivo em que a medição oficial passou a considerar como 7,874 metros a extensão da pista.
Uma prova isolada já havia sido disputada no traçado do à época ?Autódromo de Jacarepaguá?, pista da Zona Oeste da capital carioca que sediaria consecutivamente do 9º ao 17º GPs em solo brasileiro, uma história que teve sua primeira página escrita no dia 29 de março de 1981, e que teve seu último capítulo em 26 de março de 1989, quando os então responsáveis pela administração municipal carioca avisaram a Bernie Ecclestone que o traçado não teria mais seus portões abertos para a Fórmula 1, salvo se o ?circo? desembolsasse anualmente uma quantia de Dólares bastante substancial.
Foi sem concordar em pagar o que a administração carioca havia pedido, que o todo-poderoso chefão da Fórmula 1 Ecclestone ligou para o então Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Piero Gancia avisando: ?Ou vocês viabilizam reformas em Interlagos, ou a Fórmula 1 não voltará ao Brasil?.
Ainda em Paris, onde estava para uma reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, Gancia contatou a então Prefeita da capital paulistana por telefone, indagando se haveria como viabilizar as reformas em Interlagos, e, diante da resposta positiva, garantiu a Ecclestone que tudo estaria pronto no prazo solicitado, o que acabou se consumando, com o novo traçado do velho Interlagos Sendo Inaugurado no dia 25 de março de 1990, na 18ª corrida oficial do ?circo? em nosso país.
Veja abaixo as provas já realizadas, e quais eram as extensões dos traçados nas passagens da Fórmula 1 pelas pistas brasileiras.
Provas realizadas em São Paulo: 21
1º GP Brasil - 11/fev/1973 - 40 voltas de 7,960 m = 318,400 km
2º GP Brasil - 27/jan/1974 - 32 voltas de 7,960 m = 254,720 km
3º GP Brasil - 26/jan/1975 - 40 voltas de 7,960 m = 318,400 km
4º GP Brasil - 25/jan/1976 - 40 voltas de 7,960 m = 318,400 km
5º GP Brasil - 23/jan/1977 - 40 voltas de 7,960 m = 318,400 km
7º GP Brasil - 04/fev/1979 - 40 voltas de 7,874 m = 314,960 km
8º GP Brasil - 27/jan/1980 - 40 voltas de 7,874 m = 314,960 km
18º GP Brasil - 25/mar/1990 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
19º GP Brasil - 24/mar/1991 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
20º GP Brasil - 05/abr/1992 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
21º GP Brasil - 28/mar/1993 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
22º GP Brasil - 27/mar/1994 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
23º GP Brasil - 26/mar/1995 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
24º GP Brasil - 31/mar/1996 - 71 voltas de 4,325 m = 307,075 km
25º GP Brasil - 30/mar/1997 - 72 voltas de 4,292 m = 309,024 km
26º GP Brasil - 29/mar/1998 - 72 voltas de 4,292 m = 309,024 km
27º GP Brasil - 11/abr/1999 - 72 voltas de 4,292 m = 309,024 km
28º GP Brasil - 26/mar/2000 - 71 voltas de 4,309 m = 305,909 km
29º GP Brasil - 01/abr/2001 - 71 voltas de 4,309 m = 305,909 km
30º GP Brasil - 31/mar/2002 - 71 voltas de 4,309 m = 305,909 km
31º GP Brasil - 06/abr/2003 - 54 voltas de 4,309 m = 232,636 km
Provas realizadas no Rio de Janeiro: 10
6º GP Brasil - 29/jan/1978 - 63 voltas de 5,031 m = 316,953 km
9º GP Brasil - 29/mar/1981 - 62 voltas de 5,031 m = 311,922 km
10º GP Brasil - 21/mar/1982- 63 voltas de 5,031 m = 316,953 km
11º GP Brasil - 13/mar/1983 - 63 voltas de 5,031 m = 316,953 km
12º GP Brasil - 25/mar/1984 - 61 voltas de 5,031 m = 306,891 km
13º GP Brasil - 07/abr/1985 - 61 voltas de 5,031 m = 306,891 km
14º GP Brasil - 23/mar/1986 - 61 voltas de 5,031 m = 306,891 km
15º GP Brasil - 12/abr/1987 - 61 voltas de 5,031 m = 306,891 km
16º GP Brasil - 03/abr/1988 - 60 voltas de 5,031 m = 301,860 km
17º GP Brasil - 26/mar/1989 - 61 voltas de 5,031 m = 306,891 km |