Marcada para o próximo domingo, a corrida válida pela 10ª etapa do Campeonato Brasileiro de 2004 será a 25ª da Stock Car disputada no Distrito Federal, a quinta realizada no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, onde o título pode ser conquistado por antecipação pelo paulista Giuliano Losacco.
Na história, a prova brasiliense será a de número 283 da categoria, realizada numa pista que a recebeu pela primeira vez no dia 17 de junho de 1979, na sexta etapa do primeiro campeonato, uma disputa que começou e terminou com o paulista Affonso Giaffone Júnior na frente, e que teve o pódio completado pela presença do paranaense Raul Boesel e de José Próspero Giaffone, o ?Zeca?, que hoje é o responsável tanto pela construção dos chassis tubulares quanto pela manutenção dos motores V8 usados pelos carros.
No anel externo, que têm 2,919 metros de extensão, a primeira disputa foi realizada no dia 15 de setembro de 1991, quando Ingo Hoffmann largou na pole position, e Adalberto Jardim ganhou as 56 voltas, completadas adiante de Paulo de Tarso (que hoje comanda a equipe Action Power), e de Wilson Fittipaldi Júnior.
Além de Jardim, também Roberto "Beto" Giorgi, Antonio Jorge Neto e a dupla formada por Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli alcançaram vitórias nas provas no anel externo, enquanto das 20 corridas que aconteceram no traçado completo (com 5,475 metros de extensão), o maior vencedor é Paulo de Mello Gomes, o ?Paulão?, que venceu sete vezes, uma a mais que o vice-líder do ranking Ingo Hoffmann. |