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Especial I: ?Mini-GPs? já. Cancelamento, nunca |
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Na história da Fórmula 1, já aconteceram interrupções de corridas bem antes do complemento do total de voltas programadas em função de chuvas fortes, mas jamais ocorreu o cancelamento de nenhuma prova por conta de uma tempestades, uma hipótese que ainda não pode ser totalmente afastada no caso do GP do Japão, por força da passagem do Tufão ?Ma On? pelo país e pela região de Suzuka, onde está o Autódromo.
A primeira vez que o aguaceiro fez com que uma prova fosse encerrada antes do programado aconteceu no próprio ano de surgimento do Mundial da Fórmula 1, em 1950, quando a ?500 Milhas de Indianápolis? terminou após 138 das 200 voltas previstas, com a vitória de Johnnie Parsons, a bordo de um Kurtis/Offenhauser.
No ano de 1975, a corrida na Áustria acabou se transformando num ?Mini Grande Prêmio?, já que o excesso d´água fez com que a prova fosse encerrada na 29ª das 54 voltas previstas, com o italiano Vittorio Brambilla, com um March 751/Ford, alcançando a vitória.
Em 1983 o GP de Mônaco foi interrompido por causa da chuva na 31ª das 76 voltas previstas, e a decisão do Diretor de prova acabou gerando um enorme burburio, já que, se tivesse sido disputado um único giro a mais, o brasileiro Ayrton Senna, à ocasião com um Tolemann, teria superado o vencedor, que acabou sendo o francês Alain Prost, com um McLaren/Porsche. |
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Jorge Kraucher |
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