Se as previsões meteorológicas estiverem certas, a quarta etapa, marcada para o sábado em Pinhais, pode ser a terceira corrida consecutiva do Campeonato Brasileiro de Endurance 2004 disputada com a pista molhada em pelo menos parte de sua duração.
Até aqui, a ?1000 Kilometros de Brasília?, corrida de abertura disputada no dia 24 de abril, foi a única prova em que o piso esteve seco durante todas as atividades, dos treinos livres à quadriculada.
A primeira prova ?molhada? foi a ?500 Kilometros de Tarumã?, disputa realizada em 23 de maio que começou com a pista absolutamente encharcada, condição que prevaleceu por cerca de uma das pouco mais de três horas de duração.
Na seqüência, veio a ?300 Milhas de Interlagos?, disputa para qual os treinos livres da sexta-feira foram realizados sob tempo bom, condição que mudaria muito no sábado, dia das sessões de classificação.
Na primeira classificatória, até que a típica garoa paulistana que caía desde as primeiras horas da manhã deu uma trégua, mas na segunda tomada de tempos, a água simplesmente não parou de cair, dando uma mostra perfeita do que aguardava os pilotos para a prova do dia seguinte.
E no domingo, 8 de agosto, foram raros os momentos em que a chuva deu tréguas, o que, claro, fez com que os pilotos tivessem muitas dificuldades para manterem seus carros na pista, uma condição que pode se repetir neste final de semana em Pinhais.
O que diz a meteorologia
Segundo as previsões do tempo, a rodada paranaense do Brasileiro de Endurance pode ter os treinos livres da quinta-feira realizados com piso seco, já que a possibilidade da ocorrência de chuva não passa de 40%.
Porém, nas sessões de classificação que vão acontecer na sexta-feira, e na corrida, que terá sua largada às 13h25 do sábado, é bem possível que além dos adversários os pilotos tenham de novamente enfrentar o piso molhado, já que as chances de que chova são de 70% para ambos os dias.
Por também integrar a programação, a Fórmula 3 Sul-americana pode ter sua rodada dupla disputada também com piso molhado, exatamente como aconteceu em Tarumã, na primeira oportunidade neste ano em que a categoria acompanhou o Endurance. |