|
Em Las Vegas, Bourdais venceu o duelo com Junqueira |
|
A cidade que nunca dorme teve mais um motivo na noite deste sábado (e madrugada de domingo no Brasil) para receber esse apelido. Na etapa da Fórmula CART disputada no Las Vegas Motor Speedway, Sebastien Bourdais e Bruno Junqueira travaram um épico duelo que certamente ficará na cabeça de muitos fãs do automobilismo por muito tempo.
Nas últimas 20 voltas da corrida válida pela 12ª etapa da temporada, os dois pilotos da Newman-Haas Racing andaram praticamente lado a lado, quase tocando pneus, numa busca incansável pela vitória. Foi um final perfeito para o público que compareceu ao circuito de 1,5 milha e respeitou o estigma da cidade, pois certamente ninguém dormiu nas arquibancadas.
A corrida começou tendo Bruno Junqueira assumindo a liderança ainda na sexta volta, mostrando que tinha um carro com um acerto praticamente perfeito. Ele vinha andando num ritmo inalcançável até que na primeira entrada nos boxes para troca de pneus e reabastecimento, os mecânicos da Newman-Haas Racing marcaram bobeira e Sebastien Bourdais apareceu na frente.
?Entrei em primeiro e sai em segundo. Tinha um carro perfeito nas mãos, mas aqui andamos com o acelerador no máximo o tempo todo. É difícil recuperar?, comentou um frustrado Junqueira após a corrida, dando mostras de insatisfação com o trabalho da equipe.
Mesmo sem ter o carro mais rápido na prova, em virtude de uma troca de motores, Bourdais mantinha uma cômoda vantagem de cinco segundos na liderança. Junqueira se aproximou e baixou essa diferença para cerca de dois segundos, e foi beneficiado por uma bandeira amarela quando o carro de Guy Smith ficou parado na saída dos boxes com o motor envolto em fumaça.
Na re-largada, o que se viu foi um intenso duelo entre Junqueira, determinado a reassumir a ponta, e Bourdais, que visivelmente brigava de todas as formas para continuar na frente. A partir daí, os dois se revezavam constantemente na primeira posição, sendo que numa das voltas a diferença entre eles foi de 0s000, como mostrado pelo Live Timing da Champ Car.
A terceira colocação acabou ficando com o canadense Patrick Carpentier, que embora tenha largado na pole position em nenhum momento pareceu ter carro para vencer a corrida. Rodolfo Lavin andando sempre entre os cinco primeiros foi o quarto, terminando uma posição a frente de Jimmy Vasser.
Confira como terminou a corrida:
1º) Sebastien Bourdais (FRA, Newman-Haas Racing), 166 voltas
2º) Bruno Junqueira (BRA, Newman-Haas Racing), a 0s066
3º) Patrick Carpentier (CAN, Team Forsythe), a 4s091
4º) Rodolfo Lavin (MEX, Team Forsythe), a 6s227
5º) Jimmy Vasser (EUA, PKV Racing), a 6s302
6º) A.J. Allmendinger (EUA, RuSPORT), a 6s938
7º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition), a 6s941
8º) Justin Wilson (ING, Conquest Racing), a 7s310
9º) Nelson Philippe (FRA, Conquest Racing), a 11s979
10º) Roberto Gonzalez (MEX, PKV Racing), a 1 volta
11º) Michel Jourdain Jr (MEX, RuSPORT), a 1 volta
12º) Oriol Servia (ESP, Dale Coyne Racing), a 2 voltas
13º) Ryan Hunter-Reay (EUA, Herdez Competition), a 2 voltas
14º) Mário Haberfeld (BRA, Walker Racing), a 4 voltas
15º) Gastón Mazzacane (ARG, Dale Coyne Racing), a 6 voltas
16º) Alex Tagliani (CAN, Rocketsports Racing), a 6 voltas
17º) Guy Smith (ING, Rocketsports Racing), motor
18º) Paul Tracy (CAN, Team Forsythe), suspensão
Melhor Volta: Bruno Junqueira (BRA), 26s166 (332,119 km/h) |
 |
Luiz Rodrigues |
|