Um verdadeiro Festival de Automobilismo, digno dos que são realizados na Meca mundial do Automobilismo Inglaterra, vai movimentar o final de semana dos cariocas.
Da programação de disputas para o Autódromo Internacional Nelson Piquet fazem parte três provas de Turismo e duas de monopostos.
As de Turismo serão as válidas pela 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 Light, e a que valerá pela rodada número 9 das 12 totais previstas pelo programação do certame nacional da Stock Car V8.
Já os fãs de corridas de monopostos poderão ver as provas válidas pela 11ª e 12ª etapas do Campeonato Sul-americano da Fórmula 3, que a exemplo das disputas da Stock Car V8 Light acontecerão uma no sábado e outra no domingo, enquanto a única disputa da Stock Car V8 será realizada no domingo.
Quem são os líderes
Na chegada das categorias ao Rio de Janeiro, a liderança da tabela do Campeonato Sul-americano da Fórmula 3 é de Alexandre Sarnes Negrão, o ?Xandynho?, que entrará na pista de Jacarepaguá exatamente uma semana após ter feito sua estréia na badalada divisão britânica da Fórmula 3, onde conquistou uma 11ª e uma 12ª colocações pela Carlin Motorsports.
O paulista Xandynho soma 69 pontos, o que lhe confere uma apertada vantagem de dois em relação ao vice-líder da tabela, o paranaense Henrique Favoretto.
Se no campeonato continental de monopostos um paulista está na frente de um paranaense, no Brasileiro da Stock Car V8 Light a situação é exatamente a inversa, já que o comando da tabela está em poder de Diogo Pachenki, do Paraná, enquanto Fábio Carreira, de São Paulo, ocupa a vice-liderança.
Ao contrário da apertada margem de pontos entre o primeiro e segundo colocados da F-3, na Stock Car V8 Light Diogo Pachenki pode respirar um pouco mais aliviado, já que chega ao Rio com 213, 40 pontos adiante dos somados por Fábio Carreira, que têm 173.
Quem também chega numa situação confortável à pista da Zona Oeste da capital carioca é o paulista Giuliano Losacco, que depois de ter estado internado para curar-se de uma meningite viral após a última prova, disputada em Londrina, leva para o Rio 47 pontos de dianteira em relação ao paulista de nascimento e carioca de criação Carlos ?Cacá? Bueno.
Giuliano soma 152, enquanto Cacá têm 105 pontos na tabela da Stock Car V8, a mais antiga categoria de automobilismo do país, que está em sua 26ª temporada. |