|
CBA e prefeitura de Taubaté firmam parceria para novo autódromo |
|
A Confederação Brasileira de Automobilismo e a Prefeitura Municipal de Taubaté firmaram acordo de parceria para a construção de um autódromo na cidade paulista. Por meio de instrumento legal e aprovado pela Câmara Municipal, o prefeito municipal José Bernardo Ortiz, passou para a CBA a concessão de uso de um terreno de 500.000 m2 (quinhentos mil metros quadrados) localizado no entroncamento das rodovias Dutra e Carvalho Pinto.
Não se trata de doação, mas sim de concessão de uso por tempo determinado. A assinatura do contrato foi resultado de 15 meses de tratativas entre o município e a entidade máxima do automobilismo brasileiro.
O prefeito José Bernardo Ortiz destacou que a construção do autódromo é resultado das políticas para a expansão do turismo na cidade e geração de empregos. "Uma cidade como Taubaté, que podemos dizer que é a esquina rural mais importante do Brasil, tem de caminhar no sentido do turismo. E nós precisávamos de uma âncora, que passa a ser efetivamente o autódromo".
O presidente Paulo Scaglione revelou que, embora não seja atribuição da CBA construir autódromos, o momento atual exige a ampliação nesse setor e a vontade política do prefeito José Bernardo Ortiz de inscrever Taubaté no cenário do automobilismo brasileiro e internacional, veio de encontro a esse anseio. Logo, a Confederação não fugiu da responsabilidade e assumiu essa tarefa.
O acordo consiste em algumas fases. A prefeitura entregará nos próximos meses o terreno com terraplanagem e obras de benfeitorias, tais como pistas de acesso, drenagem e dutos para cabeamento. Nesse período, que deve ter a duração de aproximadamente seis meses, um projeto estará sendo elaborado e, inclusive, com a presença de delegados da Federação Internacional de Automobilismo para acompanhamento está prevista. Cumprida essa primeira fase, a compromisso da CBA é entregar o autódromo pronto em até cinco anos. Depois disso, as partes envolvidas terão 30 anos para explorar o local. Findo o prazo, o autódromo será incorporado ao patrimônio do município.
A Confederação Brasileira de Automobilismo não será a responsável pelo financiamento da obra. A entidade firmará parcerias com a iniciativa privada - cujos entendimentos já estão avançados - para esse fim. Inicialmente previsto para abrigar apenas provas do automobilismo nacional, o assessoramento técnico da FIA, conseguido pela CBA, dará ao autódromo condições de abrigar provas internacionais.
"Quando iniciamos as conversações com a prefeitura de Taubaté, existiam cerca 3.000 pilotos filiados a CBA. Agora, esse número já chega nos 6.000. Assim, a necessidade da ampliação no número de praças esportivas é muito grande e a Confederação não poderia deixar de participar desse projeto tão importante não só para a cidade, mas para o automobilismo como um todo", disse Scaglione. |
 |
Luiz Rodrigues |
|