Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Começa nesta sexta-feira mais uma maratona pelas trilhas brasileiras
 
Começa nesta sexta-feira, com uma largada promocional programada para acontecer em frente ao Estádio do Pacaembú, em São Paulo, a 9ª edição do Rali dos Sertões, uma competição que teve o início de sua história em 1993, quando, com a participação exclusivamente de motos, a prova começou em Campos do Jordão, São Paulo, e terminou em Natal, no Rio Grande do Norte, depois de 3.500 quilômetros de disputas, que foram vencidas por Juca Bala.

Os carros começaram a competir no "Sertões" na terceira edição, em 1995, e os caminhões passaram a disputar a prova no sétimo ano, em 99. A disputa deste ano poderá valer a entrada da competição no calendário de 2002 do Campeonato Mundial de Rali Off-Road.

Serão mais de 5 mil quilômetros

A edição 2001 do Rali dos Sertões terá um percurso de 5,800 quilômetros, ligando a capital paulista a Fortaleza, no Ceará. Para o sábado está programada a realização do Prólogo, uma espécie de sessão classificatória que acontecerá em Jandira, num circuito fechado de 3 quilômetros.

As disputas "prá valer" começam no domingo, em Franca, no interior de São Paulo, de onde os pilotos largarão com destino a Patos de Minas (MG), cumprindo um total de 551 quilômetros, dos quais 100 de especiais, que são os trechos cronometrados.

Na segunda-feira, dia 9, os competidores cobrirão um total de 518 quilômetros entre Patos de Minas e Unaí, ainda em Minas Gerais, onde a extensão do trecho cronometrado será de 220 quilômetros. Na terça-feira as disputas acontecem entre Unaí, em Minas, e Alto Paraíso de Goiás. O percurso total é de 400 quilômetros, dos quais 120 de especiais.

Na quarta-feira o comboio sai do estado de Goiás e vai até a cidade de Natividade, no Tocantins, cumprindo 255 quilômetros de especiais num trecho total de 400 quilômetros. No dia seguinte a especial será de 124 quilômetros de um total de 144 que serão cumpridos até a chegada em Ponte Alta do Tocantins.

Na sexta-feira, dia 13 de julho, pilotos, navegadores e equipamentos não terão nenhuma oportunidade para relaxamento, já que os 315 quilômetros a serem cumpridos entre Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Jalapão, ainda dentro do estado do Tocantins, serão cronometrados.

No sábado os competidores vão disputar 350 quilômetros de especiais sem deixarem a região de São Félix do Jalapão, de onde só saem no domingo, quando cumprirão um total de 207 quilômetros, divididos em duas especiais no trecho de 545 quilômetros que os fará chegar à cidade de Carolina, já no estado do Maranhão.

Descanso

A segunda-feira, dia 16, será de descanso, momento que todos terão para se prepararem para a segunda metade do Rali, que começa no dia seguinte, quando serão cumpridos 235 quilômetros de especiais num percurso total de 440 quilômetros que levarão os competidores até a cidade de Barra do Corda, ainda no Maranhão.

Na quarta-feira, dia 18, serão apenas 77 os quilômetros cronometrados dentro de um total de 406 que serão percorridos pelo comboio até a chegada a Teresina, a capital do Piauí, de onde os competidores partem no dia seguinte, com destino à cidade de Quixadá, no estado do Ceará. Entre Teresina e Quixadá o percurso total é de 542 quilômetros, dos quais 103 serão cronometrados em duas especiais.

Na sexta-feira, dia 20, as disputas acontecerão entre Quixadá e Fortaleza, um percurso total de 312 quilômetros onde apenas duas especiais acontecerão: a primeira delas com 30, e a outra com apenas 6 quilômetros, os últimos dentro de uma especial do Rali mais conhecido do Brasil.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados