Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Estar em Le Mans ? Parte II ? Tudo começa na sexta-feira
Sábado, 12 de Junho de 2004
 
Por Américo Teixeira Jr.

Na sexta-feira que antecede a 24 Horas de Le Mans, acontece anualmente um desfile dos pilotos pelas ruas centrais de Le Mans, a famosa ?Drivers Parade?. São horas e horas de homenagens aos competidores, e celebração aos grande nomes que fizeram a história da competição. O desfile pára a cidade logo depois do almoço e segue noite adentro, que é quando os bares e as mesas espalhadas pelas calçadas ficam lotados.

Mas é no sábado que o complexo automobilístico de Le Mans fervilha. O traçado com pouco mais de 13 quilômetros, formado pelo ?Petit Le Mans? ou ?Circuit Bugatti? que prossegue por trechos que fora da época de provas são estradas e ruas da região permite cenas inimagináveis em outro lugar, como um carro de corrida passando defronte a uma casa a mais de 300 km/h...

As famílias, longe de fugir do alvoroço, celebram a data reunindo amigos e parentes, fazendo da varanda um camarote privilegiado para ver a prova, sempre bem servido de pão, queijo e vinho.

Quando a corrida começa, pontualmente às 16h00 locais, é impressionante a quantidade de gente que lota as arquibancadas. E por horas o público fica ali, sem deixar de acompanhar por um instante sequer a evolução dos carros, e, claro, presenciando alguns dramas que compõem o cenário da longa corrida, afinal, nem todos estão preparados para a maratona de 24 horas.

Um universo em torno da disputa

Mas se alguns carros ?jogam a toalha?, há em torno da prova um universo de diversão para entreter o público entre uma ou outra estada nas arquibancadas. No verdadeiro parque de diversões que se forma ao redor da corrida.

Há de tudo ao redor da pista onde a trilha sonora é a dos potentíssimos motores das fantásticas máquinas que escrevem a história da prova. Para quem tem fome, há opções para todos os gostos e bolsos.

As principais marcas do automobilismo mundial, estejam elas participando ou não da prova, montam seus estandes atendendo aos fãs com a venda de objetos promocionais, vídeos, exposições e, em alguns casos, com farta distribuição de brindes. Esse circuito é o que se pode chamar de mais chique, com montagens requintadas próximas do Paddock.

Caso o visitante esteja na área interna do Autódromo, mas não sinta vontade de se aventurar na área das arquibancadas e nos setores de acesso ao Paddock, vai se deslumbrar com achados de primeira durante um passeio pelas dependências do circuito que pode durar horas, ou enquanto os Euros disponíveis permitirem.

Livrarias improvisadas vendendo programas oficiais das mais remotas edições da 24 Horas, pôsteres da época e publicações do mundo todo dedicadas ao automobilismo são apenas algumas das atrações nas instalações que incluem também setores inteiros dedicados aos artistas que expressaram a paixão pelo esporte em telas de rara beleza. Caso o visitante seja um colecionador de miniaturas, fica completamente louco ao se deparar com peças de todas as épocas e categorias.

Mas nem pensar em permitir que o dinheiro acabe antes de dar uma chegada na área de vestuário, onde no mesmo clima de uma feira livre de São Paulo ? só falta mesmo a barraquinha de pastéis para compor o quadro ?, há uma infinidade de comerciantes dedicados a oferecer ao fã roupas alusivas ao esporte, numa área onde é possível comprar desde uma camiseta simples com o logotipo oficial da prova até agasalhos originais das equipes de Fórmula 1.

Confira também:
Confira as posições finais da ?GT?
Confira as posições finais da ?GTS?
Confira as posições finais da ?LMP 2?
Confira as posições finais da ?LMP 1?
Os dois brazucas entre os que abandonaram
#8 fez menos paradas durante a prova na França
Confira quem rodava na quadriculada em Le Mans
Confira todos os vencedores da 24 Horas de Le Mans
Ara pilotava no momento da chegada
Confira os dez primeiros na prova em Le Mans
Kristensen empatou com Ickx como maior vitorioso em Le Mans
Terminou a prova na França
Confira as posições na 22ª hora
Completadas 350 voltas na prova francesa
O Sono dos Justos
Que numero é esse carro?
Confira como estavam as posições na 17ª hora
Acidentes marcaram a 16ª e 17ª horas
Veja as posições na metade da prova
Melo Júnior era uma das baixas após metade da disputa
Quarenta carros rodavam na 11ª hora
O #2 seguia voando baixo na 9ª hora de disputa
Os líderes na mesma volta. O #2 entre os ?Top Ten?
Herbert conduzia o #88 na sexta hora de corrida
Os R8 batidos voltaram à disputa na quarta hora
Pista livre para o #88 na 3ª hora de corrida
Davies manteve a ponta na largada em Le Mans
Os quatro Audi na frente na 51ª volta
#88 continua na frente em Le Mans
Dois R8 batem bateram na prova francesa
Confira as posições na primeira hora de disputas
Vai começar a festa em Le Mans
Estar em Le Mans ? Parte III ? Um lugar para cultuar os ídolos
Estar em Le Mans - Parte I - Um show permanente
Promotores chateados com a retirada de nove times
ACO anuncia pacote de melhorias
Smith marcou sua segunda pole consecutiva em Le Mans
O #88 roubou a pole position pela ?LMP 1?
Cochet/Tinseau/Gounon mantiveram a melhor marca na ?LMP2?
O #66 roubou a melhor marca da ?GTS?
Long/Bergmeister/Maassen seguraram a pole pela ?GT?
Confira como será formado o grid da prova em Le Mans
O #22 superou dois Audi nesta quinta-feira em Le Mans
Os R8 vão comandar o grid em Le Mans
Courage encabeçou a folha de tempos da ?LMP 2?
Veja os tempos das ?Supermáquinas? da ?LMP 1?
Domínio dos Corvette na categoria ?GTS?
Rodada não impediu o #90 de dominar pela ?GT?. Melo Júnior em segundo
Confira os tempos de todos os carros na primeira classificatória
Os R8 fizeram "4X0" na primeira classificatória em Le Mans
Confira os inscritos para a prova em Le Mans
Sala, por enquanto foi quem mais correu em Le Mans
Erdos volta. Melo Júnior estréia na prova em Le Mans
Porsche já pensa em voltar a Le Mans em 2005
Colin McRae confirma presença na 24 Horas de Le Mans
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados