Por Américo Teixeira Jr.
Engana-se quem pensa que uma prova como a 24 Horas de Le Mans é algo enfadonho para o público. Se na pista o tom é dado pela tecnologia, estratégia e talento dos pilotos, fora dela há um show permanente que não deixa o fã do automobilismo de Endurance um momento sequer sem atrações.
Le Mans é um show permanente. A cidade é repleta de castelos e construções centenárias, que transformam um simples passeio em um resgate da história. Mas o automobilismo faz parte dessa atmosfera quente, que nessa época do ano antecede o verão europeu. Há uma identificação profunda entre a população dessa cidade ao Sul de Paris, distante algo em torno de 200 km da capital francesa, com a prova que a tornou e a mantém mundialmente famosa.
Se você entra em um restaurante tradicional, certamente verá uma foto de algum piloto famoso que, nos vários anos de história da prova francesa, lá esteve emprestando brilho ao lugar. Açougues, padarias, doceiras, sapatarias, butiques da moda, carrinho de pipoqueiro, prédio da prefeitura... Não importa onde esteja, lá estará um objetivo decorativo ou simplesmente o pôster da prova lembrando que o fã de Le Mans é bem-vindo para compartilhar com a população do lugar que chega a quintuplicar nessa época esta que é a manifestação mais intensa do automobilismo. |