Estão marcadas para o próximo sábado e domingo as duas corridas finais da sétima edição do Campeonato Sul-brasileiro de Kart, um certame que parece receber um ?viva a complicação? de cada um dos estados da região Sul do país.
Calcular as pontuações das oito categorias que integram o certame é missão para matemático formado em Harward, já que o ?matematiquismo? toma conta do regulamento.
Como acontece por exemplo com o Campeonato Paulista de Kart, o Sul-brasileiro é dividido em dois turnos, sendo cada um deles integrado por três corridas. A pontuação é normal nas iniciais, e atribuída em dobro aos pilotos a partir da quarta prova.
Terminado o primeiro turno, faz-se o descarte da pior pontuação de cada um nesta fase, e, a partir do resultado desta conta, passa a calcular-se a pontuação dali em diante, com ?peso dois? a cada prova.
Até aí, tudo parece fácil, já que para chegar-se ao resultado final, basta excluir-se a pior pontuação de um determinado kartista no Segundo Turno, certo?. Absolutamente, não.
É que a partir de 2001, passou a ser aplicada uma espécie de ?Bônus de participação?, onde, ao inscrever-se para a rodada dupla, o piloto ganha dois pontos, e, isto, claro, tem de ser levado em conta nos cálculos, sendo que no caso da não participação de algum kartista numa corrida, ou mesmo de sua desclassificação, o bônus permancece.
Assim, quem chega ao final das seis provas no topo da tabela, mereceria, mais que o troféu pelo feito, também um em ?matematiquismo?, matéria com a qual o piloto acaba tendo de se envolver, mas que absolutamente não acrescenta nada a seu currículo...
» Confira:
Veja os números da Graduados B
Veja os números da Graduados A
Veja os números da Sênior A
Veja os números da Sênior B
Veja os números da Novatos
Veja os números da Júnior
Veja os números da Júnior Menor
Veja os números da Cadete
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